Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

48 horas

Está na hora de de você rever seus conceitos, principalmente seu conceito sobre guerras. O mundo vai ver o quão estúpido pode se tornar um homem quando lhe dão poder, como dizia Abraham Lincoln. A partir das dez da noite de amanhã, é melhor começarmos a nos preocupar com mísseis e outras cositas que podem cair sobre nossas cabeças. Tio Bush está atacado, creio que tem dormido de calça jeans, acha que cabe a ele decidir quem pode e quem não pode ter armas nucleares (aliás, legal o critério dele, não? só ele é que pode ter…). Saddam não é flor que se cheire, mas e daí? Chirac não é, Blair não é, Rosinha não é e nem o Alckmin, mas nem por isso o Brasil está em guerra civil. Eu não tenho muita paciência com isso, é gente demais querendo pegar a geléia alheia para colocar na sua torrada.

Hoje na aula de RSPB (Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira) a pergunta foi: Resuimidamente, como você analisa a posição do Brasil frente a possibilidade de guerra no Iraque? Diante dessa pergunta, eu vi o futuro repetir o passado. Lembrei do meu professor de História do Brasil, no 2º grau, falando sobre nossa participação na II Guerra. Tio Daniel dizia o seguinte: “Fez alguma diferença o Brasil na guerra? Depende para quem. Para os Aliados não fez nem cócegas, para a política interna mudou tudo. Foi o que tirou Getúlio de seu posto de ditador e o que só nos fez perder amigos e parentes.” Eram filhos desta terra lutando contra irmãos seus, os países dos quais os pracinhas eram descendentes. Eram homens do campo, pessoas carismáticas e com um coração imenso, que não conseguiam não puxar assunto com seus prisioneiros. O povo brasileiro não foi feito para a guerra, somos reralmente da turma do ‘deixa disso’. Pelo menos é o que eu vejo todos os meus amigos dizerem. Ninguém acha legal a guerra, ninguém quer ver amigos e parentes morrrerem e principalmente, ninguém quer morrer lá. Não é o cú do Bush e de outros palhaços que está na reta, são os de pessoas comuns, gente que estuda, trabalha, tem família, tem uma vida pela frente e não um desejo alucinado de suicídio.

Agora vejam só: Saddam fala que não sai e que, se os E.U.A. atacarem o Iraque, vai revidar em qualquer lugar que haja terra, água ou ar. E vai a gente se foder, porque míssel teleguiado não chega na Casa Branca, não, mas cai no supermercado ali perto. E para a maioria dos países, provavelmente até para o próprio Iraque, as Américas são a mesma coisa, desde o Chile até o México. E você? Vai sair de casda tranqüilo a partir de quinta-feira?

No fundo, Bush já perdeu essa guerra. Perdeu nas ruas, perdeu pela opinião pública, perdeu o respeito internacional e perdeu na mídia. Só falta mesmo perder em campo de batalha, pela vida de seus soldados e nas urnas, quando tentar se reeleger. E ele vai perder.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *