Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Índio quer apito, se não der o pau vai comer

Índio quer reserva pra viver como vivia antes do branco chegar e atrapalhar o pacífico modo de vida que imperava naquela época, quando eles viviam de pegar fruta de árvore, plantar meia dúzia de legumes e tubérculos, fazer um beiju de vez em quando e caçar os bichos que davam mole por perto da tribo. Se eu bem me lembro, isso faz uns quinhentos anos. E se eu bem me lembro também, os índios foram literalmente comprados pelas muambas dos portugas. Pelo menos foi assim que me ensinaram no colégio, só que com um pouquinho de eufemismo sobre os índios se venderem.

Mas voltando ao pé do assunto, os índios adoram pedir reserva, já notaram? Eles dizem que têm direito, porque moravam aqui quando o branco chegou e blá-blá-blá. Ora, mas que caralho, porque então não fizeram como as civilizações da América Central, que peitaram os colonizadores? Tá bom, os índios dali de cima se arrebentaram, morreram, foram escravizados, fugiram, mas porra, foram bem mais dignos, não? Calma, eu não pretendo me deter nesse argumento, porque alguém já-já vai me dizer que eu estou sendo cruel, insensível, desumana ou até filha da puta, depende do grau da gentileza de quem me lê. Eu desconfio que é meio desnecessário dizer que eu não gosto muito dos índios, né?

Eu penso assim: pros índios (sejam eles tupiniquins, pataxós, cinta largas ou o cacete a quatro) terem o direito de reclamar território ou qualquer tipo de direito em solo brasileiro, deveriam reclamar esse direito baseados no fato de que precisam ou desejam manter a pureza de sua civilização. Só que, até onde eu saiba, as ‘civilizações’ indígenas brasileiras já foram pro bueiro faz é tempo… Sim, porque nos meus livros de história, índio só usava tapa-sexo, não sabia o que era dinheiro, não tinha cabelo enrolado e nem podia sonhar que existissem lentes de aumento. Agora vê se alguém me explica de onde que merece respeito um índio que usa calça jeans, masca chiclete, vê televisão, usa óculos e condicionador de cabelo.

Agora eles mataram meia dúzia de garimpeiros que estavam ‘invadindo’ seu território, primeiro negaram, depois confirmaram e com os argumentos mais absurdos do mundo, alegando que estavam ‘cheios dessas invasões’. Coitadiiiiinhos (obs: estou sendo sarcástica!). E, opa, não é que eles sabiam que diamante vale dinheiro, tinham até acordo de porcentagem com os caras do garimpo; opa de novo, eles sabem o que é dinheiro! Ah, mas coitadiiiiiinhos, eles não sabem como funciona a nossa civilização, as conseqüências de se matar pessoas… Ou será que sabem só o que lhes convém?

Ao que me parece, a única coisa que os índios preservaram de verdade foi o hábito de se vender…


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *