Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Jaime Lerner – Desenvolvimento Urbano

Vou ser legal e apresentar o cara com as credenciais que ele merece, tá? Lerner é arquiteto, planejador urbano, atual presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), foi prefeito de Curitiba por três mandatos e governador do meu querido estado por dois. Suas soluções para desenvolvimento urbano de Curitiba foram tão fantásticas que até hoje a cidade mantém no poder municipal o governante que dá prosseguimento ao seu trabalho, sendo coerentes desde 1989, e Lerner palestra ao redor do mundo sobre como consertar uma cidade rapidamente. Vamos às suas idéias mais legais da noite de sexta-feira:

· A cidade não pode ter somente um centro
É preciso que se tenham focos locais com diversões, comércio qualificado, terminais viários, instituições de ensino, etc. Se houver apenas um centro e a cidade crescer radialmente, a qualidade de vida vai pro caralho. Explicando mais.

· Obras precisam ser rápidas.
Não dá para se levar seis meses fazendo alterações estruturais em locais de muito movimento. Por exemplo: a rua das Flores, em Curitiba, foi feita em 72 horas, sendo que o prazo inicial informado pelo gabinete de obras era de seis meses. Delongar uma obra destas significa arriscar a sobrevivência do comércio local e é tiro no pé do governante. (para quem é de Teresópolis, que bosta nossa calçada da fama, que é 5 vezes menor que a Rua das Flores e levou seis meses para quase ficar pronta…)

· O Futuro está na superfície
Não há motivos para se cismar de enterrar as cidades com metrôs e subsolos. Existem alternativas de transporte rápido para se implementar aqui em cima, ninguém precisa virar tatu. Os Ligeirinhos curitibanos foram projetados inicialmente como sistema de integração metrô-ônibus para o Rio de Janeiro, vejam só…

· SE-PA-RE – Lixo que não é lixo…
Não vai pro lixo. Coleta seletiva barateia os custos de limpeza urbana e melhora qualidade de vida. Leva empo, mas é possível ensinar a população a separar o lixo e jogar sempre no lugar certo, mas é possível. Ou você conhece algum curitibano que amasse uma folha de papel e jogue no meio da rua?

· Pense grande e sonhe alto
Projetar qualquer coisa significa que sabemos para onde queremos ir. Já imaginou um Senador americano respondendo CPI por conta do lobby da Gengibirra? A gengibirra é um refrigerante feito de gengibre que vende feito água lá em Curitiba, mas o resto do país não tem nem idéia do que seja, quem dirá o resto do mundo… Um dia a gente chega lá…


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *