Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

O Circo

“O PT não abre mão do Lula como candidato à presidência da república porque o Lula é a única unanimidade dentro do PT.”
Cristovam Buarque, em entrevista à revista Bundas, abril de 2000

Ando louca para pegar meus amigos petistas pela frente, mas curiosamente eles sumiram das ruas. Eles que viviam mandando estrelas vermelhas para o meu e-mail, nem sequer passam por mim na rua, evaporaram. Talvez alguns seja pura coincidência, mas creio eu que isso seja o reflexo de uma certa cor vermelha que sai das bandeiras para se estampar nos rostos dos petistas. Não falo do alto escalão ou mesmo dos políticos atuantes, falo daqueles que pintaram a cara para derrubar o Collor, dos que agitaram bandeiras de graça nas esquinas, dos que choravam de alegria nas ruas quando o Lula se elegeu, enfim, falo dos petistas por ideologia. Pessoas que começam a entender que a política é igual em todos os partidos, mesmo que os políticos sejam diferentes.

Mais de uma vez me perguntaram qual o meu partido, já que estou sempre implicando com o governo e acho que dentre todos os “istas” possíveis eu sou mesmo “comodista”. Porque apesar de viver tagarelando sobre política, nunca me debrucei sobre nenhum projeto partidário para definir se me encaixo em algum.

E no final das contas, essa é a merda toda. Porque eu não faço esta pesquisa, nem vocês que me lêem (se é que alguém ainda lê isso aqui), nem quase ninguém. Acreditar num comercial é muito pouco para escolher um governante e beber chopp de graça em comícios não é exatamente um jeito de conhecer as propostas disponíveis. E votar na camaradagem (o vereador que te arruma uns bicos, o deputado para quem a sogra do seu irmão trabalha e o senador que é cliente da sua prima dentista) é gritar em alto e bom som que não se importa.

Tenho minha dose de culpa como a grande maioria, porque faço isso também. A diferença é que eu admito que é burrice essa indignação que se alastra. Somos todos culpados, agora só nos resta assumir nossa conivência e bater palmas até o fim do espetáculo, depois a gente senta meio perto e fica assistindo o circo se desmontar. E quando todos os políticos envolvidos estiverem fora do congresso, é bom que se apague a luz, porque não vai ter sobrado ninguém.

Mas quem preferir pode acreditar que isso tudo é um golpe orquestrado pelas grandes potências mundiais para tirar o Lula do poder e colocar no lugar um presidente que os Estados Unidos possam controlar, só porque o Lula está abrindo espaço para o biodiesel e se unindo com países inimigos dos americanos. Afinal, cada um acredita na tolice que bem entende…


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *