Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Índio quer apito, se não der o pau vai comer

Índio quer reserva pra viver como vivia antes do branco chegar e atrapalhar o pacífico modo de vida que imperava naquela época, quando eles viviam de pegar fruta de árvore, plantar meia dúzia de legumes e tubérculos, fazer um beiju de vez em quando e caçar os bichos que davam mole por perto da tribo. Se eu bem me lembro, isso faz uns quinhentos anos. Os índios dizem que têm direito a reservas, porque moravam aqui quando o branco chegou e blá-blá-blá. Ora, se amam tanto a terra, porque então não fizeram como as civilizações pré-colombianas, que peitaram os colonizadores? Tá bom, os índios dali de cima se arrebentaram, morreram, foram escravizados, fugiram, mas porra, foram bem mais dignos. Calma, eu não pretendo me deter nesse argumento, porque alguém já-já vai me dizer que eu estou sendo cruel, insensível, desumana ou até filha da puta, depende do grau da gentileza e intimidade.

Do meu ponto de vista, para que os índios tivessem o direito de reclamar qualquer tipo de direito em solo brasileiro, deveriam reclamar esse direito baseados no fato de que precisam ou desejam manter a pureza de sua civilização. Só que, até onde eu saiba, as ‘civilizações’ indígenas brasileiras já foram pro bueiro faz é tempo… Sim, porque nos meus livros de história, índio só usava tapa-sexo, não sabia o que era dinheiro, não tinha cabelo enrolado e nem podia sonhar que existissem lentes de aumento. Agora vê se alguém me explica de onde que merece respeito um índio que usa calça jeans, masca chiclete, vê televisão, usa óculos e condicionador de cabelo. Quer telefone, luz, computador e internet, só não quer pagar as contas.

Agora vai um bando de índios espancar (duvido encontrarem um eufemismo pra isso) um engenheiro, sob a alegação de que ele não explicou direito que a represa não muda nada na vida deles… Eu também queria ter espancado alguns ex-professores de faculdade que não explicavam as coisas direito, mas eu teria que encarar as conseqüências. Índio não precisa, alguém vai dzer que índio não entende. Não entende é o cacete, entende sim! Dá uma nota de cem reais pra ver se ele rasga! Assim também quero ser índia, pegar as coisas boas e fazer de conta que não entende as ruins…

P.S.: repeti neste post o título e quase metade de um post antigo. Sabe, você nota que está velho nessa vida de blog e nesse mundo quando, depois de 4 anos, não mudou bosta nenhuma.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

3 respostas para “Índio quer apito, se não der o pau vai comer”

  1. Avatar de caio arroyo

    Para mim qualquer tipo de movimento contra algo, perde a razão quando utiliza violencia, fazer o que esses “indios” fizeram contra aquele senhor é um absurdo. Para mim parece mais uma luta por ter aonde morar, do que peal luta e tradições indigenas

  2. Avatar de Andarilho

    Pra mim, índio não tem nada de diferente do resto da humanidade, vai ter que se adaptar ao resto da civilização. Ou que morram logo. Isso é evolução, e ela não pára, queira ou não.

    Agora, esses ‘índios’ que só querem moleza, têm mais é que se fuderem mesmo.

  3. Avatar de thiago

    não entendo esse “direito” dos índios.

    a partir do momento em que um índio vota ele se torna um cidadão brasileiro. e assim como todos os outros deve sofrer as punições por seus atos criminosos. e a partir do momento em que índios passam a andar com carros que custam mais de R$ 50 mil e vendem suas terras para madeireiros perdem meu respeito e deveriam perder seus direitos, igual qualquer brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *