Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Liberdade, é? Sei, sei…

Em entrevista à Folha de São Paulo, Cory Doctorow, editor do blog mais popular do mundo, falou sobre a liberdade que temos na internet e que perdemos gradativamente. Você acha o cara doido de dizer que estamos perdendo a liberdade na web? Então me explica porque eu não posso repetir aqui o primeiro parágrafo da reportagem, que é muito bom.

Simples, porque o UOL é um feudo pior que o bairro do Leblon. Não que me faça qualquer falta ler a Veja, já bem disse a Rosana Hermann, indispensável é ler o TDUD todo dia e não a Veja. Mas a Folha tem uma matéria interessante por mês que só se pode ler lá. Tá ok, eu sou uma pessoa bem relacionada, arranjo um login do UOL em 15 segundos quando preciso, mas porra, para que privatizar informação?

Tem razão o Doctorow, como nossa liberdade na web é retirada aos pouquinhos, a gente cede e nem nota. Será que vai realmente chegar o dia em que vamos todos passar por um processo idiota como o que a Alê Félix encarou por causa da Amarula? Para quem não é daquele tempo, meu resmungo homérico tá aqui. Dizem as lendas urbanas de internet que tramita no congresso uma lei para proibir compartilhamento de arquivos. É, pois é, esquece e-mule, torrent, mp3 player. Como eu disse, lenda urbana.

Ou nem tanto assim, segundo a idéia explorada pelo Doctorow em seu livro “Little Brother”. A história é a seguinte: uma internet super controladora é hackeada por adolescentes usando X-Box que não podem ser rastreados. Ficção das boas, se querem saber o que eu acho, antes mesmo de ler. E se formos pensar em teoria conspiratória avançada, quem é que consegue hoje se esconder do BigBrother pós-moderno? Prestenção, a referência é Orwell, não reality show, mané.

p.s.: eu faço uma idéia de que este post está uma zona, desculpem. É referência demais em tão poucas linhas… Qualquer coisa pergunta que eu respondo.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

9 respostas para “Liberdade, é? Sei, sei…”

  1. Avatar de Talita Corrêa

    A gente sede sim… e como sede nesse mundo digital.

    Se a UOL não restringir alguns acessos se tornará mto difícil conseguirem manter as assinaturas, né?

    Bjo

  2. Avatar de Lomyne

    ué, Talita, mas está aí sobrevivendo mutio bem como portal pago o Terra, por exemplo. Além do formato IG sem custo…

  3. Avatar de Jana

    Pois é eu nunca duvidei que o que temos por aqui é uma falsa liberdade…

    Não sabia do processo da Ale…

    beijos

  4. Avatar de Talita Corrêa

    É que é tãoooooooooo ruim se decepcionar com os amigos ou com quem a gente pensava que eram nossos amigos =(

    Bjinho

  5. Avatar de Bonequinha de Luxo

    Pois é…é mesmo um feudo que não me deixou ler a reportagem…pois não sou assinante!!Mas,tb a globo.com tb não deixaria,.. o Terra nem todos tb..Porque apesar da Net não ser de ninguém,esses domínios são sub-prefeituras virtuais a quem devemos obedecer.. .Sem compartilhamentos?Ditadura ,então?
    Adorei o BigBrother pós-moderno. Impossível viver sem ele..Já vou lá clicar Orwell rsrs
    Ótimo post…espero que todos o aproveitem!
    Postei tb ,copiando de vc, que copiou de alguém…5 COISAS!

    Abraço

  6. Avatar de Jana

    Li e fiquei passada! Agora em vez de amarula so bayles rs

    beijo

  7. Avatar de Bonequinha de Luxo

    heehe

    Brigada pela atenção..é Pimeiro grau,né?Entrei com 6 anos,fiz 4 no Fundamenal=10 anos =1 de preparatório pro Pedro II= 11 anos

    + 4 de 5ª a 8ª= 15 rssrsr Vou consertar!!!rs
    bjs

  8. Avatar de posso pensar até amanhã?

    Hum… a net surgiu de planos militares mas foi criada por hippies. Obviamente a coisa foi projetada pra não ter controle centralizado… mas, se por acaso, um dia algum deputado brasileiro passar uma proposta pedindo firma reconhecida navegar, eu me mudo para .ru

    beijos Lo. To de volta.

    n.

  9. […] título é ditado do interior, mas dá pra entender o que quer dizer. Ainda outro dia, eu comentei a entrevista do editor do Boing Boing falando sobre a liberdade que a gente anda perdendo na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *