Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Conversas no bar

Você é católica? – me pergunta um cliente no bar.
– Não.
Ué, então porque você usa uma cruz no seu pescoço?
– Porque a cruz representa a vitória da palavra sobre a espada.
Ahn?
– Assim: uma espada invertida representa trégua, o momento em que a luta dá lugar à palavra e esta sempre é mais poderosa. – expliquei.
Ah, tá. Não sabia disso. Eu tenho um grande crucifixo tatuado, porque sou católico, muito religioso. A senhora conhece Jesus? Ele se sacrificou para salvar todos nós…
– Não, ele não é do meu tempo. E crucifixo é uma coisa, cruz é outra. Essa aqui é de prata pura, com cristais, rubis e ametistas, tudo consagrado. Mas eu não posso ficar papeando para lhe explicar a magia de cada uma dessas pedras, com licença.

E saí fora. Eu sempre respondo meio seca sobre religião, porque se não a conversa acaba engrossando. Porque vira e mexe alguém acha que minha alma precisa ser salva? E mais ainda, porque existem pessoas que acham que o único jeito de se salvar é através de Jesus? Alo-ou, eu fiz outra escolha! E essa outra escolha me faz completa, constante e feliz. Sinceramente, com todo o respeito a pessoas cristãs (sejam católicos, evangélicos ou mormons), será que não dava para perguntar se eu tenho uma religião e estou feliz com ela, antes de querer me catequisar?

Só pra constar: eu tenho uma religião e estou muito feliz com ela. E de catolicismo me basta respeitar os valores sociais e morais ali bem ensinados. Já dizem por aí que não se discute política, futebol e religião. Mas tem taaaaaanta gente que não sabe disso… Falou num desses assuntos comigo? Pediu pra escutar, no mínimo, uma engrossadinha básica como essa aí em cima. E acreditem, foi uma engrossadinha básica. Quando eu engrosso de verdade, sai de baixo.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

14 respostas para “Conversas no bar”

  1. Avatar de Andarilho

    Êeee, já começou os ‘causos’ do trabalho novo. =)

    Eu acho que ultimamente estou com cara de bravo ou de anti-cristo, porque nenhum daqueles engomadinhos vem me encher mais o saco, o que é bom, hehehe.

  2. Avatar de Jôji

    Ah, eu também fiz minha escolha.
    mas mesmo assim, tenho minha vó gritando “você é o demônio menino! saia! saia! saia desse corpo que não te pertence!”
    e minha mãe me proibindo de comer carne em “dias santos”

  3. Avatar de Ingrith

    Aff, esses dias tava saindo da portaria do meu prédio e tinha um povo de uma religião ai querendo me converter, falei que tinha que ir atrás do meu cachorro ou ela ia sumir, e fui embora, e voltei pela porta de trás! Enche o saco, né?

  4. Avatar de Márcia Engel

    Eu não me ligo muito em religião, gosto de conhecer como curiosidade, mas minhas crenças pessoais são realmente pessoais. A única coisa que também não suporto é quem chega e tenta me converter.
    Uma vez, na van da faculdade, alguém tentou me catequizar. Como eu não tinha pra onde correr, eu delicadamente disse que não sou rebanho pra depender de pastor…
    O problema em discurtir política, futebol ou religião é que tem sempre alguém convicto de que as próprias opiniões são as únicas certas, e que todo mundo tem que ser convencido disso.

  5. Avatar de Flah

    Eu ODEIO discutir religião. Até pq a minha não é lá muito convencional. então sempre dou jeito de mudar de assunto. Geralmente falo de sexo, hahaha.

    Beijo!

  6. Avatar de Talita Corrêa

    Eu sou catolica… nao vou todos os domingos a missa como antes, mas me sinto bem qdo vou. Nao critico nenhuma religiao ou crenca, tanto que jah visitei mtos lugares.

    (Desculpe, mas estou sem acentos no pc, rs).

    Bjocas

  7. Avatar de Iúna

    já superei essa barreira a tempos, prefiro ser assim, meio budista, meio cristã, meio atéia, meio nada, uma pessoa que prefere seguir a princípios éticos e morais, a viver correndo atras de mitos. Mas as vezes sinto falta de um colo, espiritutalmente falando, pra me aconchegar, um Dalai, um Sai Baba, sei lá quem

  8. Avatar de Paula

    É, esse papo de religião pega mesmo. Mas o cara tá certo, vai pra um boteco e tenta converter alguém… Vai encontrar “clientes” em potencial… rsrsrsrsrs

  9. Avatar de Marcelo

    Também não gosto do papo religião. Acho que é igual a sexualidade… cada um na sua. Todo mundo sai por aí mostrando o símbolo de sua religião, imagina se eu resolvo sair por aí mostrando o símbolo de minha opção sexual: um cara com jeito de tiozão correndo com o pau pra fora… caraca! Por isso não coloco religião em nenhuma pauta de assunto.

    Só para constar: não tenho nenhuma religião, e aos 37 cheguei a conclusão que não me faz/fez falta nenhuma até aqui…

    Quando digo isso sob pressão sempre tem um infeliz que pergunta: Mas pelo menos você crê em Deus?
    Respiro e respondo…:
    Claro…
    (e guardo para mim QUE NÃO)

  10. Avatar de Daaia

    Adoro essa sua malvadesa
    sahusuasuahusausasa

    nossa, mto tempo que eu nao venho aki
    e em lugar nenhum o_0

  11. Avatar de Iúna

    vixe, o a tempos é de morte, superei a barreira há tempos, ok?
    senão levo atestado de burra. rsrsrsr

  12. Avatar de Patrícia Andréa

    Ah, talvez por ter estudado a vida toda em colégio católico (de padres) eu não goste nem de ouvir falara nem de discutir mto religião… Concordo com o q vc disse sobre Jesus… Isso ás vezes enche… Tenho uma tia-avó q é extremamente católica q vive falando isso… Aaiai… Mas fazer oq… rs

    Bjus!!

  13. Avatar de Lúcio

    Gozado que eu sempre tive muito contato com evangélicos, que costumam ter mania de querer converter todo mundo, mas dificilmente alguém me pressiona muito sobre isso.
    Mas meu caso é bem diferente do seu. Eu sou um sujeito desprovido de fé, apesar de não ser totalmente cético.
    De qualquer forma, respeito muito as pessoas religiosas e nunca sou grosso nem falo atravessado quando alguém tenta me “converter”. No máximo, fico sem graça pela falta de noção da pessoa! Sofro de “vergonha alheia”… 😀

  14. Avatar de Rui Carlo

    O segredo da religião é: se você é ctólico, seja um bom católico; se é evangélico, seja u bom evangélico se é budista, seja um bom budista; se espírita, seja um bom espírita; se bruxo, seja um bom bruxo; se umbandista, seja um bom umbandista; se hindu, seja um bom hindu; se muçulmano, seja um bom muçulano; se ateu, seja um bom ateu…
    Os princípios morais, éticos e humanitários estão presentes em todas as religioes, antigas e modernas, e até no ateísmo sincero…
    Modéstia à parte sou Mestre em Ciencias da Religiao (também)
    or isso Lomyne, continue boa em tudo o que você é, e se aperfeiçoando em tudo que busca a perfeição e colocando em seu lugar os religiosos-arrogantes-que-não-respeitam-opiniões-diferentes-das-suas,
    Ah se no mundo houvessem mais Lomynes
    Beijo afetuoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *