Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

O tempo faz

É engraçado como, com o passar do tempo, temos menos fé em nós mesmos… Aos 15 anos, eu achava que podia ser popstar. Aos 20, achava que iria mudar o mundo. Depois dos 25 anos, acabei achando que era puro diletantismo. Não tenho mais vontade de mudar o mundo, me tornei só mais uma pequena burguesa preocupada em pagar as contas, ter minha casa, meu carro e deixa que os mais novos vão às ruas para fazer a diferença.

Este post não tem exatamente um propósito, é só uma manifestação de como me tornei mais branda… Vejo meus arquivos de princípio de blog, lá em 2002 (ai meus 20 anos) e vejo que hoje eu adociquei. Se antes eu fazia discursos de dedo em riste, mais dispostos a contar o que eu penso e dane-se o que o resto do mundo pensa; hoje sou cheia de pontos e contra-pontos, de olhar os dois lados da moeda, de opiniões ponderadas.

Ainda tenho meus dias de frases de efeito, mas também estes efeitos são menores. Porque a platéia muda e acabo rodeada de pessoas para quem meu diletantismo não importa e falo menos ainda. Há uns tempos atrás, numa turma de aspirantes a professores universitários, comentei sobre a ocupação da reitoria da Universidade Federal do Paraná: pra mim não passam de um bando de pós-adolescentes acampados lá para fumar maconha, beber um monte e jogar truco. E depois da minha frase, podia-se ouvir um mosquito voando naquele silêncio sepucral. Particularmente, considero que aqueles que pretendem ser professores precisam opinar sobre isso, que concordem comigo, que me chamem de louca, mas que falem!

Acho que aquela foi a última vez em que me atrevi a me pronunciar em alto e bom som… Porque foi naquele dia que me dei conta de que as pessoas não estão dispostas a ouvir. Foi quando entendi a diferença entre conversar com as pessoas que querem ouvir e conversar com aquelas que te deixam falar. É tão diferente que me dou conta de que estou aprendendo a me calar. Continuo falando muito, mas bem menos do que antes. E fico com muito medo de chegar o dia em que eu não fale mais.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

15 respostas para “O tempo faz”

  1. Avatar de drika

    ah, não, por favor não!
    hj fiquei um tempão no telefone com uma amiga indignada com a preguiça das pessoas em pensar.
    q irrita tanto q ela nem tem mais forças pra discutir.

    não desista. continua tentando. alguém, em algum lugar, pode se interessar.
    ao menos, eu me interesso.
    beijo.

  2. Avatar de Andarilho

    Sempre teremos o blog pra isso.

  3. Avatar de Dama de Cinzas

    Agora vc disse tudo! É tão bom aquela auto-estima que temos aos 15 de achar que podemos tudo. Tava precisando um pouco disso… rs

    Beijos

  4. Avatar de Lilian Devlin

    Lomyne,
    DU-VI-DE-Ó-DÓ que um dia vc pare de falar. Não faz o seu estilo. E a esse estado de calma e docilidade podemos chamar de maturidade. Que nos faz pensar e agir com mais moderação.
    Você vai continuar falando sim e dessa forma, honesta e que cativa a muitos( eu tô nessa lista!)

  5. Avatar de Evandro Varella

    Lomyne,
    Apareceu uma pontinha de tristeza nessa estória.
    Acho que no fundo a gente se cansa um pouco das coisas e das pessoas, mas isso não significa que aquela centelha de indignação e esperança se apaguem. Elas ficam sempre lá, aguardando a hora de aparecer.
    Abraços
    Vavá

  6. Avatar de Cin

    Não sei se isso é bom ou ruim, mas a verdade é que ao longo da vida vamos deixando pra trás nosso espiríto revolucionário. Na verdade, acho que vamos ficando mais calejados e desmotivados ao percebermos que nossa voz raramente é ouvida.
    Tem noticias do baby la no blog. Apareça!
    Bjos!

  7. Avatar de Flávia Damato

    Espero, d verdade, q vc nunca se “cale”.

    Raríssimas são as oportunidades de se ler textos de conteúdo excelente, que fazem todo sentido; não textos que mais parecem ter sido cuspidos.

    Mas, se por acaso você, de fato, um dia se calar (o que eu duvido, apesar de não conhecê-la pessoalmente), espero que suas mãos continuem o “trabalho” já excelente, e sem a necessidade d sair da boca (ainda bem).rs
    É o que se costuma chamar de parceria! rs

    Abç!!!

  8. Avatar de Nathália

    Quando tinha 15 anos acreditava cegamente que poderia mudar o mundo.
    E olha que nem tem tanto tempo. Fazem 4 anos.

    Mas agora tudo o que eu quero é um emprego que me dê uma independência financeira pra eu possa me sentir “mais minha dona”.

    Beijo!

  9. Avatar de Rittner M.

    Nao se preocupe sobre o dia que CERTAMENTE vai chegar em que voce nao vai falar mais. Saiba porque lendo meu post de hoje. E leve uma garrafa.

  10. Avatar de ★ Difran Melo ★

    Gostei demais do seu blog!
    Ótimo texto!

  11. Avatar de Evandro Varella

    Lá em casa tem mais um jabázinho pra sua coleção, apareça.
    Bjs
    Vavá

  12. Avatar de ninguemsabe

    acho que agora consigo comentar aqui!!!
    já falei pra você o que eu acho de tudo isso, nééé! 😉
    beijão

  13. Avatar de Débora

    Oi,amiga

    Que vc resolva a parar de falar,tudo bem…mas,parar de comentar nos blogs dos amigos não tem perdão!!
    Eu cobro mesmo!!

    Que barulhão é esse?rs

    bjs

  14. Avatar de Paula

    Deixar de falar não, mas saber para quem falar. E sempre com doçura, muita doçura!

    beijos,

  15. Avatar de marcela p.

    §

    Lomyne disse: “pra mim não passam de um bando de pós-adolescentes acampados lá para fumar maconha, beber um monte e jogar truco”.

    Acho que você está errada. Ou será que, aos 28 anos, não amadureci o suficiente?

    §

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *