Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Tudo tem limite

A Federal Trade Comission (o Procon americano) pretende responsabilizar autores de falsos depoimentos publicados em blogs, twiters e facebooks, além das marcas fabricantes, em casos cuja empresa forneça gratuitamente os produtos. Noutras palavras, se alguém ganha guma coisa do fabricante e declara que o produto faz algo que não faz de fato, blogueiro e empresa responderão juridicamente. Consequência, empresas de publicidade e marketing estão dando chiliques, alegando que isso pode inibir blogueiros a aceitar produtos e falar deles, além de outros impactos negativos relacionados a ações de marketing viral.

Neste caso, eu pergunto, o que é um blog? É jornalismo? É veículo de comunicação que deve cobrar para dizer certas coisas? Afinal, somos mídia? É meio inevitável voltar ao meu assunto do post anterior, porque eu creio que todo blog com o firme propósito de informar (por exemplo o Brainstorm#9), realmente não podem se prestar ao papel de fazer propaganda de algo sem avisar que é “hora do comerciais”. E quando não somos essencialmente informativos? E quando somos simplesmente pessoas se distraindo na internet?

Não creio que precisemos ter limite no que escrevemos, mas tenho a plena convicção de que responsabilidade é necessária. Então acho que o melhor seria assim: a gente escreve o que quiser e depois aguenta as consequências. Me parece justo.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

6 respostas para “Tudo tem limite”

  1. Avatar de Andarilho

    Se o cara mente e o produto não faz o que ele disse, tem mesmo que ser punido. É propaganda enganosa e valeria o mesmo que vale pra propaganda de tv, por exemplo.

    Agora, se for questão de opinião, não tem como provar se o cara mentiu dizendo que gostou do gosto da cerveja, por exemplo. Mesmo que o resto do mundo ache uma droga, gosto é gosto, não dá pra julgar.

  2. Avatar de Yussef

    Tá legal.
    Eu tive coragem de entrar e ler o teu blogue.
    E o que vi foi um adorável espírito observador e são.
    Estou a me perguntar se esse estilo “rédea solta” para punir os transgressores após irá se mostrar eficaz.
    Realmente não sei o que pensar.
    Gostei daqui.
    Estarei de volta sempre que me for possível.
    Abraços

  3. Avatar de Paula

    Sabe uma das coisas que mais me incomoda nesse mundo? Gente que não assume responsabilidade pelo que faz. Tenho irc de gente assim, muito irc mesmo…

    beijos, flor

  4. Avatar de Márcia Engel

    Se o cara foi pago para fazer algum depoimento sobre um produto e mentiu, é propaganda enganosa. Blogs pequenos podem passar batidos nesse tipo de coisa, mas os grandes, com os milhares ou milhões de visitantes diários, acabam fazendo as vezes de veículo de comunicação sim, mesmo que o propósito principal seja fazer humor – já que esses são mesmo os mais conhecidos e acessados.

    Enfim, se o blogueiro recebe algo da empresa para falar do produto, mesmo que seja uma amostra grátis ou coisa do tipo, ele pode sim ser responsabilizado por qualquer coisa que escreva.

    Beijos.

    PS: Estou à disposição para fazer avaliações de produtos diversos =P

  5. Avatar de Eduardo P.L

    Muito boa e oportuna sua postagem! Domingo estrá no BLOG VICIADO como melhor post da semana!

    Boa PÁSCOA!

    Bjs

  6. Avatar de Silvares

    A mim parece-me (muito) justíssimo, também. Que vão tomar lá onde tomaram os peruanos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *