Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Multidisciplinar e multifuncional

Virou moda há alguns anos esse papo de multi. As empresas querem profissionais que desempenhem diversas funções – afinal porque contratar duas pessoas capacitadas para trabalhar com qualidade excepcional se você pode contratar uma pessoa que se vire bem em várias áreas e viva sobrecarregado? No meio acadêmico não é muito diferente: quer ver um professor feliz, é só mencionar o termo multidisciplinar. A questão é que para saber um pouco de cada coisa, abrimos mão de dominar certo assunto ou ferramente e várias profissões acabam descaracterizadas, principalmente as mais novas.

Junte um analista de sistemas com um desenvolvedor de software, mais um programador web e pergunte quantas vezes eles tiveram que arrumar o dvd e o relógio do microondas, só porque mexem com o computador. O mesmo acontece com os profissionais da minha área, ninguém faz a menor ideia qual é a diferença entre o profissional de marketing, o publicitário e o designer.

O cara do marketing tem suas limitações, não é um profissional de execução: não cria logomarca, comercial de tv nem faz banner em flash pra site. Ou pelo menos não deveria, não tem base pra isso. Publicitários também não tem que se meter a desenhar embalagem. E os designers não entendem de planejamento de marketing ou de redação publicitária. Goste ou não, designer é desenhista e fim de papo.

Aí me vem a revista técnica mencionar o quanto desgners são especialistas em criar experiências de consumo. Uau, peraí, ação de marketing agora é especialidade de designer? Planejamento e execução? Em uma frase, conseguiram desrespeitar especialistas em marketing, publicidade e relações públicas – deve ser algum tipo de recorde! Na prática, esse tipo de lógica só complica a vida dos profissionais. Talvez fosse melhor cada macaco no seu galho, ninguém brigaria por causa de banana…

p.s.: segunda matéria lida na abcDesign, segundo post. Até acabar de ler, acho que vou redigir um manifesto!


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

4 respostas para “Multidisciplinar e multifuncional”

  1. Avatar de Andarilho

    Eu creio que existem alguns profissionais que têm que ser altamente especializados. Mas mesmos esses, têm que ter noção do todo.

  2. Avatar de Marisa

    Acredito que a especialização ,seja em qualquer área, muito importante.Haja vista a Medicina e a Educação que já o fazem há muito.Mas,como já disseram ,a idéia do todo,do global é muito importante.Seria o mesmo que um professor de matemática escrever errado e argumentar "eu sou professor de matemática",não sou obrigado a saber escrever direito.Ou um neurocirugião não saber fazer uma sutura no abdome..
    Mas,sou a favor da especialização e do respeito a ela,para que não vire tudo um samba do crioulo doido e macacos não pulassem para o galho do outro.
    abraço

    *Respondi ao seu comentário abaixo do post de origem.

    8/11/09 10:15

  3. Avatar de Paula

    Pois é, esse negócio de multi qualquer coisa para um profissional pode significar não fazer nada bem feito e ainda por cima ter que ser refeito por alguém que realmente entenda do assunto…! Claro que existem pessoas que dominam diferentes assuntos, mas em profundidade…

    beijos, flor

  4. Avatar de Paula

    Pois é, esse negócio de multi qualquer coisa para um profissional pode significar não fazer nada bem feito e ainda por cima ter que ser refeito por alguém que realmente entenda do assunto…! Claro que existem pessoas que dominam diferentes assuntos, mas em profundidade…

    beijos, flor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *