Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Simples assim

Eu nunca entendi porque algumas pessoas fazem questão de falar difícil. Quem fala difícil corre o risco de não ser entendido – e isso fica pior ainda no texto escrito. Conversando, você pode ver a reação do ouvinte e se adequar.

A escrita não tem esse recurso. Por mais que a web 2.0 permita interatividade, os comentários só chegam depois do texto pronto e na maioria das vezes quem não conseguiu entender simplesmente não comenta.

O propósito de escrever é comunicar algo a alguém1. Um texto complicado acaba com uma janela fechada ou um leitor sonolento. Um bom texto é simples, claro e objetivo.

Ninguém precisa ser um Rui Barbosa para escrever bem. Na verdade, não precisa nem saber quem foi Rui Barbosa pra escrever bem.

Dadas as características gerais de determinado cenário e sua compatibilidade de interesse, deve-se aplicar a contextualização referente ao receptor para, desta forma, assegurar-se de que a mensagem será propriamente decodificada e assimilada e, ocasionalmente, retransmitida.

Escreva de um jeito as pessoas entendam. Entendeu?

1 Se quiser uma justificativa técnica para isso, veja o esquema de comunicação de R. Jakobson aqui.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

3 respostas para “Simples assim”

  1. Avatar de Mateus Santos
    Mateus Santos

    Isso mesmo. Ser simples, claro e direto, naquilo que propomos escrever, é essencial. Para embromações, ja temos o gerador de lero lero, na internet: http://www.lerolero.com/

  2. Avatar de Vavá
    Vavá

    Lomyne,br /br /Hummm, acho que entendi! (não sei é se aprendi, rss)br /br /Adoro suas dicas… e o blog tá lindo mesmo.br /br /Eu me arriscaria a dizer que as letras também não podem ser nem muito grandes nem muito pequenas. Parágrafos e espaços são muito bem vindos também.br /br /Beijão

  3. Avatar de Lomyne
    Lomyne

    Obrigada, Vavá. A questão do espaçamento e tamanho das letras está com pequenos problemas pq o firefox e o IE não aceitam os mesmos códigos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *