Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Falhas na Comunicação

Trabalho há 10 anos com comunicação e marketing. Já vi centenas de ferramentas de comunicação dentro da empresa e discursos a respeito do endomarketing. E percebi que o erro está no fator mais importante: cultura corporativa.

Qualquer ferramenta de comunicação é válida, se for bem utilizada. A mais simples das intranets, com conceitos gráficos simples, consegue resultados impressionantes quando é utilizada. Empresas com problemas na comunicação raramente tem um problema de ferramenta.

O problema maior consiste em convencer as pessoas de que comunicação interna faz parte de seu trabalho e os primeiros que precisam ser convencidos disso são presidentes, diretores e gerentes. São eles que disseminam essa cultura na empresa e também são eles que precisam disponibilizar tempo de sua equipe para que as informações circulem.

Alguns dirão prontamente que entendem e atuam dessa forma, mas na prática estamos a algumas milhas do comportamento ideal. Acontece que as pessoas tem noções particulares sobre o compartilhamento de informações.

Por um lado, as pessoas tendem a crer que informações sobre suas atividades corriqueiras são desnecessárias. Neste ponto, frequentemente omitem informações básicas que podem levar outros funcionários a perder muito tempo para descobrir. Em contrapartida, não é raro ter dificuldade para obter informações simplesmente porque são consideradas sigilosas. E aí temos a dificuldade suprema da comunicação: definir relevância e confidencialidade.

Se for para fazer algo pela comunicação, saiba que implementar o facebook, twitter e MSN como ferramenta de comunicação interna não vai melhorar a situação da empresa. As informações corporativas precisam estar disponíveis e organizadas, não importa onde. A empresa que faz isso está um passo a frente. Se ainda assim as pessoas não tiverem o hábito de consultar as informações, contratar um bom redator pode resolver isso.

É preciso ter em mente que contratar um bom redator não é pedir para a sobrinha que acaba de passar no vestibular e que isso não vai custar cinquenta reais. O barato vai sair bem mais caro quando for preciso contratar outra pessoa para consertar tudo. O trabalho bem feito só precisa ser feito uma vez, o jeitinho custa o dobro.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

2 respostas para “Falhas na Comunicação”

  1. Avatar de Marlon Assef
    Marlon Assef

    Ratificando.

    O jeitinho pra gastar menos ocorre com uma frequência impressionante, mesmo em grandes empresas.

    Entenda que trabalho profissional, somente é realizado com competência por mão de obra especializada e isso custa caro, bem caro.

    É natural controlar os gastos da empresa, mas economias contratuais com profissionais da informação demonstra a metodologia de gestão de quem contrata. O custo da agilidade da informação aparece meses depois e portanto difícil de mensurar.br /br /O gestor que se utiliza deste tipo de economia orçamentária precisa voltar para a sala de aula, e rápido.

    Observe a Google. O que a Google produz?
    A resposta é: Informação rápida e de fácil acesso.

    Na atual Era da Informação o conhecimento é o bem mais valioso da empresa. Quando a informação está compilada e disponibilizada em um local de fácil acesso, a empresa ganha em agilidade e como se sabe muito bem, quem chega na frente lucra mais, muito mais.

  2. Avatar de Lomyne
    Lomyne

    Uma pena que muitas vezes a comunicação é tratada como um item mágico: precisa estar disponível, mas ninguém está encarregado de publicá-la. Decerto deve sair de uma cartola mágica…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *