Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Sobre empresas e redes sociais

Vamos criar um perfil no twitter, comunidade no Orkut, colocar nossa página no Facebook. A esta altura do campeonato, qualquer departamento de marketing ou agência já ouviu esse discurso. Não, não vamos, é a melhor resposta em boa parte dos casos. Eu sei, essa frase dói em muitos profissionais da área de comunicação e marketing, mas a verdade é que as redes sociais não servem para todo mundo.

A pergunta chave, primordial e extremamente importante é o seu público-alvo está nas redes sociais? Apesar do imenso desejo de algumas pessoas, a resposta pode ser não. Empresas de B2B provavelmente não encontrarão seu público ali, assim como nem todos os varejistas conseguirão.

Vejamos por exemplo uma loja de material elétrico, cujo público-alvo primário são pedreiros e mestres-de-obras: só irão desperdiçar tempo e dinheiro nas redes sociais, a maioria dessas pessoas não está na internet a trabalho, isso se estiver online! Já a Leroy Merlin pode conseguir resultados fantásticos, se direcionar sua comunicação a artesãos e interessados em bricolagem.

Ah, mas eu vi no Jornal da Globo que nós temos que estar nas redes sociais, vamos vender muito mais. Não necessariamente. O público-alvo tem que estar lá, o potencial de interesse tem que existir. Só depois é que vamos definir conteúdo, ser relevante, promover marca e produtos, falar diretamente com o consumidor.

Antes de sermos negociantes que querem garantir o sustento, sejamos profissionais capazes de executar um planejamento adequado.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

2 respostas para “Sobre empresas e redes sociais”

  1. Avatar de Geo
    Geo

    Será q o Twitter terá o mesmo destino do Orkut? Virar fenômeno e todo mundo lá, sem nem saber o porque, fazendo uso inconsistente da rede? O Twitter tá na moda entre os conectados, antenados, “heavy users” e marcas, mas vejo poucos utilizarem a ferramenta com inteliglência como ferramenta de mkt. Os 140 caracteres podem ser uma rica fonte d informações e oportunidades. Lá atrás o Orkut tb foi interessante, antes de virar uma lixeira de bizarrices. É dar um tiro no seu pé e no do cliente indicar “join” numa rede que não tem nada a ver com ele, por isso Pesquisa de Mercado é “default” em qualquer ação de Comunicação Digital. Planejamento s Pesquisa é suicídio profissional.

  2. Avatar de Lomyne
    Lomyne

    É verdade, Geo. Às vezes tenho a sensação de que as empresas se jogam nas redes sociais, em vez de se posicionar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *