Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Vida Nova

Já falei “n” vezes do projeto que sou voluntária, sempre que alguém dá oportunidade, lá vou eu falar sobre o assunto. Vira e mexe alguém pergunta porque sou tão empolgada com isso e eu tenho uma resposta na ponta da língua: gosto porque o projeto não é assistencialista, não damos nada aos adolescentes que se inscrevem, apenas ensinamos eles a trabalhar e serem independentes. Nestes anos orientando, vi que sempre mudamos algo na vida deles. Só que dessa vez foi diferente.

Era uma vez uma aluna com problemas de sociabilidade – um doce de menina, mas sem amigos(a) – se inscreveu no projeto, se candidatou à diretora e foi eleita pelos colegas. Ao longo de 15 encontros, ela coordenou um monte de atividades e cumpriu seu papel muito bem. Esta menina fez amizades ao longo do trabalho e ao final do projeto foi eleita pelos colegas a melhor achiever.

Participar desse projeto fez mais do que mostrar para essa menina como é a realidade do mercado de trabalho, mudou toda a vida dela. E eu fiz parte dessa mudança, vi acontecer. Isso, meus caros, dinheiro nenhum pode comprar. Talvez escrito assim em poucas linhas e com poucos detalhes pareça uma bobagem. Talvez até seja. Mas eu sorrio cada vez que me lembro disso.

Update:
Ontem, dia 8 de julho, foi a formatura do Projeto Miniempresa. Além de ter sido escolhida a melhor aluna da sua miniempresa, esta aluda ganhou também como melhor achiever entre todos os alunos de todas as escolas, mais de 700 ao total. O prêmio é uma viagem com tudo pago para Florianópolis. Pessoalmente, acho que ela ganhou muito mais que isso. Como não pôde comparecer na formatura, os colegas de projeto – ou melhor, seus amigos – receberam o prêmio por ela e fizeram a maior festa, com direito a subir nas cadeiras. Eu? Pra variar chorei, toda orgulhosa em ter feito parte disso.

p.s.: quem quiser ser voluntário e ajudar na formação empreendedora de crianças e adolescentes, é fácil, tem Junior Achievement em tudo quanto é canto do Brasil.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

3 respostas para “Vida Nova”

  1. Avatar de Andarilho

    Bobagem tb é relativo, pode ser pro resto do mundo, mas pra vc ser algo importante. E aposto que pra menina, não é bobagem tb.

  2. Avatar de L@mBerT

    Talvez eu não tenha o perfil necessário para orientar uma parte de um projeto desse nível, mas admiro quem o faz. E o seu prêmio é tão precioso quanto o da garota, que é ver a mudança concreta. Parabéns pelos resultados. 🙂

  3. Avatar de Lomyne

    Sabe, Andarilho, eu me sinto meio que num daqueles filmes americanos de colegial, bem sessão da tarde. E adorei isso.

    L@mberT, o principal requisito para ser voluntário é querer. O resto se ajeita. E obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *