Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Faça do seu blog um livro

Estão abertas as inscrições para o 2° Prêmio BlogBooks, é a chance perfeita para qualquer um transformar seu blog em um livro. Os prêmios são: venda nas principais livrarias online, divulgação na imprensa, royalties nas vendas dos livros, ISBN, evento de lançamento e como diz o próprio site, “tem ainda um prêmio extra muito importante: o orgulho da sua mãe, que finalmente vai entender o que você faz”. Gostou da idéia? Então corre lá e se inscreve. Ou lê o resto do post para pensar bem.

Agora se você ainda não saiu correndo daqui é porque quer ver meus comentários, vamos pensar um pouco no processo. Os prêmios são ótimos e super valem a pena. Mas se você não é uma celebridade com muitos acessos, nós temos um problema. Pela mecânica do concurso, você inscreve seu blog e o público em geral vai votar clicando em banners no próprio blog. Na segunda fase, os 10 blogs mais votados em cada categoria serão avaliados por uma comissão.

Sabe o que isso significa? Significa que se você não tem uma legião de fãs do seu blog e não pretende fraudar os cliques, então suas chances são mínimas. Não sei quão disputado vai ser o concurso do BlogBooks, mas eu duvido muito que um blog com menos de 100 acessos por dia vá ficar entre os 10 primeiros, independente da categoria.

A tal da meritocracia informal da internet vai levar para a segunda fase os blogs que já são famosos e que o Adsense já deve estar sustentando o dono. E blogueiros fantásticos não chegarão nem perto, por não serem famosos. Pois eu considero isso um absurdo, totalmente injusto. Não precisamos de mais confetes em quem já cresceu, precisamos de alguém que aposte nos talentos que o mundo, a Veja, o Webinsider e o Interney ainda não descobriram.

É como diz o meu irmão: o sol nasce para todos, mas sombra e água fresca não é pra todo mundo. Neste caso, é só pra quem já é famoso. Se o Blogbooks quer fazer um concurso isento, tem muito o que aprender com o Prêmio SESC de Literatura. Assim se revelam novos talentos, não premiando o “mais do mesmo”.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Uma resposta para “Faça do seu blog um livro”

  1. Avatar de Márcia Engel

    Em resumo, é mais um concurso de popularidade do que uma avaliação literária, né?

    A blogosfera precisa mesmo de mais concursos de popularidade… NOT.

    Vou esperar outra chance pra lançar meu livro-blog. O mundo terá que me aguardar mais um pouco =P

    Beijos, kiri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *