Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Ideias para Pesquisa

O Google Insights for Search é uma ferramenta que apresenta as tendências de pesquisas no Google segmentadas por palavras-chave, períodos, datas e locais, conforme a seleção do usuário. De uns tempos para cá, a ferramenta caiu no gosto do povo, entrou na moda e virou febre entre empresas, veículos de comunicação, agências e blogs. É evidente a representatividade das dicas, mas precisamos entender que nem tudo que reluz é ouro.

Por exemplo, se considerarmos a busca geral, uma das palavras mais procuradas no Google, é… Google! Parece estranho, mas existe uma explicação razoável. Boa parte das pessoas usam hoje navegadores com sistema de pesquisa incorporado. Ao digitar somente “google” na url do navegador, automaticamente o sistema de busca será ativado. Assim sendo, sua busca, por mais que não seja exatamente uma busca, será contabilizada nas tendências de pesquisa. Da mesma forma, usuários do Internet Explorer – que por padrão tem o Bing como buscador – fazem com que uma das palavras mais buscadas no Bing seja “google”, o mesmo acontece com Yahoo Search e outros.

Vários exemplos podem ser colocados sobre o poder e os perigos da ferramenta. O estudo de caso das pesquisas por Dilma x Serra para identificar tendências dos eleitores demonstra como precisamos ser cuidadosos com as análises. Veja aqui.

Outro aspecto: é também importante considerar a relevância regional das buscas feitas no Brasil. Os picos iniciais sobre um assunto geralmente são distribuídos entre Rio de Janeiro e São Paulo, depois para os estados mais ricos (regiões Sul e Sudeste) e capitais e por fim ocorrem aumentos significativos nas regiões menos desenvolvidas do país (Norte e Nordeste). Considerando que as áreas mais desenvolvidas do país são também as mais populosas, é preciso priorizar os resultados de pesquisas nestas regiões.

Use o Google Insights for Search, aproveite a ferramenta, mas não trate como um profeta de verdade absoluta, analise os dados e busque explicações plausíveis para aumentos repentinos e resultados curiosos ou estranhos. Análise de dados não é simplesmente encontrar os números, é saber o que fazer com eles.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

Uma resposta para “Ideias para Pesquisa”

  1. Avatar de Márcia Engel
    Márcia Engel

    Muito interessante, eu só tinha uma idéia bastante superficial do Insights. Aliás, eu comento pouco, mas leio sempre seus posts, essas suas dicas são sempre ótimas.

    Beijão, kiriduxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *