Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Marketing pessoal na internet

A internet tornou tudo mais fácil, inclusive na área de recrutamento. Para alguns tipos de profissionais, ainda existem várias ferramentas para trabalhar seu marketing pessoal e, por extensão, sua empregabilidade. Só que a internet é absolutamente intuitiva, poucos se dedicam a pesquisar com calma o funcionamento de qualquer rede social ou ferramenta de comunicação online antes de começar a utilizar e pouquíssimas pessoas se dedicam a orientar novos usuários.

Duass coisas que vi esta semana mostram os problemas que acabam acontecendo:

1. Estava pesquisando os melhores clubes de desconto (como o Peixe Urbano) para os clientes da agência e fui parar na página de Trabalhe Conosco do Acesso Zero. Entre muitas recomendações, uma me chamou atenção, sobre quem eles não querem em sua equipe: quem reclama de trabalho no twitter.

2. Um debate no Linkedin argumentando que as pessoas não devem compartilhar seus tweets ali, com base em argumentos falhos e muita falta de conhecimento técnico. Não deixe de ler meu comentário no post.

As duas situações refletem a mesma coisa: o quanto as pessoas descuidam de seu marketing pessoal na internet. A falta de interesse em entender o funcionamento das redes antes de se jogar de cabeça nelas ou mesmo a despreocupação de que hoje tudo que fazemos na internet pode ser identificado, inclusive condutas que não são adequadas para um profissional.

Se nós procuramos na internet informações sobre empresas antes de comprar seus produtos, as empresas também pesquisam as pessoas antes de contratá-las. Se as empresas precisam cuidar de sua marca, as pessoas precisam cuidar de seu nome. Além do quê, nome sujo na internet é bem mais difícil de limpar do que no Serasa.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

2 respostas para “Marketing pessoal na internet”

  1. Avatar de Márcia Engel
    Márcia Engel

    Na Alemanha está em discussão uma lei que proíbe que as empresas investiguem redes sociais fechadas dos funcionários e candidatos a emprego. Mas permitia acesso ao LinkdIn, por ser uma rede profissional.

    O assunto nem é novo, mas parece que muita gente não presta atenção. Na época do boom do orkut, eram comuns os casos de empresas monitorando os perfis de candidatos a emprego e mesmo dos funcionários.

    Agora, facebook e twitter são apenas a bola da vez.

  2. Avatar de Lomyne
    Lomyne

    Fato, o assunto nem é novo, mas vamos combinar, a maioria ainda não aprendeu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *