Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Ser nerd tá na moda

Eu não sei quando foi que começou, não exatamente. Um dia eu acordei e me dei conta de que ser nerd tá na moda.

Quando eu era criança, nossa, como era feio uma menina que lia Marvel. Na adolescência, meus livros e meus óculos não eram top of mind. No curso técnico de processamento de dados, minha paixão pela lógica era incompreendida.

Então veio a faculdade, o trampo de webdesigner, o primeiro blog e eu me achei. Trabalhei com o Reaper, tomei cerveja com John Constantine e conheci The Preacher. De peixe fora d’água, passei a me sentir em um aquário, cheio de outros peixes perdidos. A internet virou esse meu aquário.

Passou o tempo, passaram as cidades e os empregos, embora eu continue trabalhando com web. Agora muitos batem no peito para dizer “eu sou nerd”, calçando seus all stars caros – obrigada aos emos por encarecerem este item básico.

Alguns destes nerds realmente saíram pra conquistar o mundo e agora controlam tudo, já que hoje somos todos dependentes da tecnologia. Mas outros tantos não passam de pombos enxadristas que hoje são tão nerds quanto já foram pagodeiros ou jogadores de vôlei.

Chegamos ao ponto em que fizeram uma música sobre nerds. Se o objetivo era incentivar o Orgulho Nerd e a paquera da mulherada, o tiro saiu pela culatra. A letra sacaneia os bonitões/gostosões e os nerds ao mesmo tempo. Se bem que eu acho que a ideia era sacanear todo mundo mesmo.

Quanto a mim, não sei se é justo dizer que sou nerd. Sou tão socialmente inadequada que não devo caber nesse rótulo. Não estou atacando ou defendendo ninguém, só comentando o que vejo. Se você se ofendeu com alguma coisa, aguardo ansiosamente seu comentário, caro pombo enxadrista.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

2 respostas para “Ser nerd tá na moda”

  1. Avatar de Fabio

    Oi Lomyne. Antes de qualquer coisa,
    PRIMEIRO! 🙂
    Dito isso, acho bastante legal alguém ter resolvido dizer algo sobre esse súbito culto ao orgulho nerd que apareceu. Ele é bastante estranho: vemos gente que, quando discriminada, argumentava "afffff que ridículo rotular as pessoas" agora ostentar o mesmo rótulo por livre e espontânea vontade.
    Eu próprio tenho dúvidas se me encaixo na definição de "nerd". A princípio acho que sim, já que além de ruim de futebol sou especialmente interessado em games, quadrinhos, literatura e cinema de temática fantástica. No entanto, vejo emergir uma espécie de "cânone nerd" que pode vir a me excluir: já existe gente falando em "nerds true" versus "nerds poser", veja a gravidade da situação. Minha propensão a abraçar teorias de conspiração (algo bastante nerd, aliás) também questiona se, dada a tendência nerd a gastar dinheiro com bobagens sem pensar muito, não haveria também interesses comerciais por trás desse culto.
    Acho bastante estranho, também, gente acima dos 30 curtindo fazer parte de tribos.
    De resto, saindo só um pouquinho do assunto, acrescentaria apenas que essa canção do Seminovos é ótima lembrança e um excelente exemplo, mas do ponto de vista musical acho ela MEDONHA, hehehe.
    Forte abraço!

  2. Avatar de Lomyne

    Fábio, às vezes eu acho que ser nerd não é mais um rótulo, está virando uma espécie de religião. E como toda religião, tem seus extremistas.

    Quanto aos trintões em tribos, considero isso reflexo da pós-adolescência da minha geração. Nós nos acomodamos, deixamos para sair da casa dos pais mais tarde e assim retardamos o processo de amadurecimento/envelhecimento. E também temos que ter a consciência de que "pertencer" a algum grupo é necessidade humana básica, tanto faz se é o Rotary, o Lions ou o Nerd Pride.

    E quanto á música, é uma bosta mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *