Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

A comunicação é uma via de mão dupla

A web 2.0 revolucionou a comunicação entre empresas e consumidores, que passou de unidirecional a uma via de mão dupla. Clientes – sejam eles potenciais ou efetivos – dispõe de inúmeras ferramentas para dizer às empresas e a quem mais quiser ouvir o que pensam sobre marcas, produtos e serviços. Para as empresas, é a mina de ouro da informação e a oportunidade de estabelecer relações mais próximas com as pessoas.

Infelizmente, nem tudo são flores. Acompanhar o que as pessoas dizem de uma marca pode ser um incômodo. Nem sempre as impressões são de elogios e nem toda empresa está disposta a ouvir as críticas. Experiências ruins com os produtos, defeitos, falhas no atendimento, tudo é alardeado nas redes sociais e blogs. Solucionar o problema é obrigatório e tornar essa experiência positiva é um diferencial.

Muitas vezes, as pessoas que se dispõem a comentar sua insatisfação com a empresa quando não há um defeito claro, o fazem porque querem que o produto/serviço melhore. As empresas, por sua vez, recebem estas críticas como ofensas e buscam formas de censurá-las ou excluí-las. Assumem a postura comodista de que “ninguém entende meu negócio melhor do que eu”, que, combinada com outros vícios administrativos de empresas familiares, impede uma empresa de crescer.

Deste mal sofrem tantas empresas, que muitas vezes não conseguem perceber porque não crescem, encarando a comunicação e o marketing como uma despesa inevitável. A empresa precisa estar pronta para ouvir e mudar ou ficará sempre do mesmo tamanho, fora o risco de fechar as portas.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *