Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Marketing, Colaboração e Tendências

Ontem assisti uma palestra sobre tendências de comportamento na inauguração da Aldeia Coworking que, com algumas ressalvas, foi extremamente interessante.

A questão mais importante colocada ali diz respeito ao comportamento da Geração Y, no que tange a estilos de vida e hábitos de consumo. Este grupo de pessoas tem valores diferentes das gerações anteriores. São imediatistas, dispersivos, interativos, multifuncionais e principalmente, não são workaholics. Trata-se de uma geração que quer ganhar dinheiro, rapidamente, de maneira agradável e ainda sobrar tempo para o lazer.

Surge todo um grupo de pessoas com necessidades de resgate de valores sociais e morais: preocupações ambientais, busca espiritual, sustentabilidade, equilíbrio social e constituição familiar. O que gera várias demandas de mercado, já que os (novos) valores implicam em novos padrões de consumo e – portanto – em novas oportunidades de mercado.

Uma destas oportunidades tem sido proclamada aos quatro ventos na mídia. Esta geração vive conectada, suas relações sociais são permeadas pela tecnologia e assim se estabeleceram as redes sociais. O próprio relatório Webshoppers, em sua última edição, destaca o consumo originado a partir das redes sociais, com seu público mais jovem e com menor poder de compra. (saiba mais)

A responsabilidade social corporativa também ganhou relevância, pela necessidade das pessoas em conhecer os valores e atos das empresas, muito além de seus produtos e propagandas. O que as pessoas esperam das marcas hoje é conhecer sua identidade e julgar produtos e empresas assim como opinam sobre pessoas, chegando até ao conceito de “amigo”.

Na maior parte dos casos, pensar em tendências não requer a contratação de especialistas, requer atenção às pessoas: colaboradores, consumidores e sociedade. Buscar tendências é vital para qualquer empresa, facilita o planejamento e é claro, reforça a identidade da empresa. E é claro, gera muita divulgação espontânea e agrega valor à empresa, que pode inclusive aumentar a margem de lucro da empresa.

Senão por nenhuma outra razão, então que sejamos inovadores para facilitar nosso marketing e ganhar mais dinheiro. Em muitos casos, ainda é esta a razão das grandes empresas se reinventarem. Até o ponto em que a Geração Y chegar aos cargos de chefia e então inserir estes valores no DNA da empresa.

Até lá, vamos colaborativamente fazendo o que podemos por um mundo melhor e mais fácil de viver.


Nota: A Aldeia Coworking tem o propósito de ser um escritório colaborativo com estrutura para freelancers e profissionais independentes realizar reuniões e estabelecer parceirias de negócios. Saiba mais.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *