Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Viciamos em fazer ações medianas?

Existem milhares de portais com notícias sobre marketing na internet. Ações diferenciadas, premiadas, inúmeros cases, que abrangem ações de SEO, links patrocinados, redes sociais, comportamento do consumidor. Mas tudo isso olha para mercados externos: Estados Unidos, Europa, Japão, China.

Onde estão as informações brasileiras? Os cases de sucesso que tem sido feitos aqui? O que acontece com a publicidade brasileira, tão famosa por seus sucessos offline, mas não emplaca um mísero grande case sobre internet?

Replicamos conteúdo do que é feito pelo mundo, assistimos pelo YouTube, compartilhamos as ideias, mostramos seus feitos, invejamos os resultados. E no entanto não fazemos nada para construir nossa própria diferenciação.

O Relatório Most Contagious 2010 apresenta as maiores tendências e sucessos do ano. Em sua última edição, publicada há poucos dias, há somente um case brasileiro: o Whooperface, da Ogilvy para o Burger King (assista online).

Há menos de um ano, não tinhamos clubes de desconto nem compras coletivas. Agora somam mais de 300, bastou alguém criar o primeiro e então todos “descobriram” uma oportunidade de ganhar dinheiro (fácil).

Assim tem sido com um sem-número de serviços e ações de marketing da internet: meros copistas de ideias, acomodados em fazer o que sabem que vai funcionar e aplaudir o que o resto do mundo inventa. Viciamos em fazer ações medianas, só porque é seguro?

O argumento de que o cliente não aprova, é o mais preguiçoso possível. Se a ideia for boa, o cliente compra a ideia. Não existe inovação sem risco. Está na hora de se mexer, fazer algo realmente diferente. Quem vai fazer?

p.s.: Clique aqui para fazer o download da versão completa do Relatório Most Contagious ou acesse o site.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

3 respostas para “Viciamos em fazer ações medianas?”

  1. Avatar de ike
    ike

    Paloma, realmente, há escassez em bons cases. Acredito que em parte as nossas empresas também ainda possuem vergonha e medo de mostrar seu sucesso. Mas claro, cabem aos profissionais da br /area, explicar o valor de evidenciar esses cases. Tenho a certeza de que em 2011 veremos muitos novos e belos cases brazucas!

  2. Avatar de @idegasperi
    @idegasperi

    Olha, bom post !! Intimou as agências grandes… existem bons cases sim, como o CQC 3.0 por exemplo da iThink que levou o programa da TV para a internet. Um case moderno de transmídia. Em compensação, temos ainda fails como o da Nissan de agência não preparadas ( mas que ainda assim consegue ser aprovadas )…

    @idegasperi

  3. Avatar de Lomyne
    Lomyne

    O que eu vejo é que muitas agências se acomodam em atender as demandas superficiais dos clientes. Só não sei se é porque não tem tempo de ter boas ideias (o que é bem provável) ou se não estão preparados para vender estas grandes ideias para seus clientes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *