Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Manifesto do Pedestre

Caro amigo motorizado, você pode me dar uns minutos de sua atenção? Obrigada.

Todo dia, eu vou trabalhar. Eu gasto um bom tempo por dia andando de ônibus. Sabe, às vezes eu me atraso, como qualquer pessoa normal. Só que entre eu e você existe uma diferença: se eu me atrasar 2 minutos pra sair de casa, chego meia hora atrasada no trabalho, por conta dos horários de ônibus. Já você pode acelerar um pouquinho e mesmo saindo de casa 20 minutos atrasado vai chegar no trampo praticamente no horário. Eu não tenho essa opção.

Mas andar de ônibus não é a pior coisa do mundo. Complicado mesmo é que preciso caminhar um pedaço do trajeto. Eu gosto de andar, gosto mesmo. O problema que enfrento quando estou andando, é você. Seu carro, sua pressa de virar uma esquina, sua incapacidade de ligar a seta antes de virar e sua mania de meter a mão na buzina logo em seguida.

Você tem compromissos e horários? Eu também tenho. Só que eu faço tudo infinitamente devagar que você. E quando chove, mesmo de guarda-chuva, minhas roupas e sapatos ficam molhados, meu ônibus atrasa e tudo fica bem mais difícil.

Quem dirige não pensa nessas coisas. A próxima vez que você sair com seu carro, tenta lembrar de mim. Pensa que assim como você está cuidando da sua vida, os pedestres estão cuidando da deles. Só que os pedestres não tem opção de tempo nem de caminho. Por favor tenha bom senso.

Se quiser reaprender algo, deixe o carro em casa. Saia a pé, pegue ônibus, vá trabalhar, não ande de táxi de jeito nenhum. E quando você chegar em casa achando que teve um dia infernal, pense nas pessoas que encaram tudo isso, todo santo dia.

Não é moleza, então por favor colabore.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Uma resposta para “Manifesto do Pedestre”

  1. Avatar de Graziele

    No sinal tem sempre tanta gente distribuindo tudo quanto é tipo de papel para os motoristas, você devia imprimir uns textos seus e enfiar pelo vidro dos carros, assim pelo menos uma vez na vida quem ganha papel enquanto espera o sinal abrir receberia algo verdadeiramente útil e educativo! rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *