Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Como Otimizar Links Patrocinados e Orgânicos

O esforço primordial de marketing online para uma empresa se fundamenta no marketing de busca. Seja uma empresa, um site de notícias ou uma loja virtual, o objetivo mais importante é conseguir que um consumidor potencial encontre o site. O diferencial que mantém o marketing de busca nesta posição de destaque é o objetivo do usuário. Ao pesquisar efetivamente uma informação, o usuário está mais atento às informações e tem uma predisposição maior para a conversão, geralmente a aquisição de um produto ou serviço.

Ao realizar uma pesquisa, o usuário obtém resultados orgânicos e pagos, mas não diferencia um do outro. As empresas que investem no marketing de busca precisam cobrir os dois tipos de resultados, através do SEO e da gestão de Links Patrocinados. Algumas pequenas mudanças podem trazer resultados significativos, com um objetivo simples:  conseguir melhores resultados a um custo menor.

A primeira questão a ser solucionada é a consolidação do trabalho. Apesar do crescente investimento, o marketing de busca ainda é setorizado: o SEO é de responsabilidade da equipe técnica de Tecnologia da Informação e os Links Patrocinados do departamento de Marketing. Não há razão que justifique esta separação, já que ambas as ferramentas existem com o mesmo objetivo. O marketing de busca precisa ser coordenado conjuntamente.

As métricas, tão importantes e tão viciantes no marketing online, devem estar concentradas. Links Patrocinados, resultados orgânicos, indicações de parceiros, resultados de e-mail marketing – todos precisam ser mensurados pela mesma ferramenta para que possam ser comparados adequadamente.

No mesmo compasso. A empresa também precisa considerar que Links Patrocinados e SEO são igualmente importantes, apesar de suas diferenças. Se Links Patrocinados são mais dinâmicos e podem fornecer os principais termos a serem trabalhados pelo SEO, o SEO estabelece as bases de avaliação do site e o bom desempenho orgânico diminui os custos por clique dos Links Patrocinados.

Antes de começar, é preciso avaliar o quadro geral, para identificar onde estão os problemas e as oportunidades. Se o trabalho já está em andamento, é importante fazer algumas pausas para avaliar a evolução e identificar novos problemas e oportunidades que possam surgir.

Não importa quais as ações realizadas, se o usuário sai do site sem encontrar o que procura então todo o esforço foi perdido. É preciso rever e refazer várias etapas do trabalho (às vezes, todas). Por vezes o trabalho bem feito de marketing de busca pode apontar a necessidade de mudanças inesperadas, principalmente no design de um website. Ignorar estas informações é desperdiçar o trabalho.

Ainda existem outros fatores de influência, mais técnicos, que ficam para o próximo post, para não ficar grande demais.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *