Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Quanto vende um anúncio no Facebook?

Não há mais dúvida de que as redes sociais fazem parte do composto de marketing. A questão mais importante hoje é como mensurar o resultado dos investimentos em social media. Muitas empresas têm se esforçado neste sentido: agências web, profissionais de internet, institutos de pesquisa e principalmente as próprias redes sociais.

Sabemos que os investimentos em redes sociais podem ser mensurados como as ações offline: valor de marca, intenções de compra, fidelização. No entanto, essa informação nem sempre é o suficiente. O cliente quer números, o cliente quer saber exatamente quanto vende um anúncio no Facebook. O relatório da pesquisa organizada pela Nielsen transforma em números palpáveis a tão celebrada e comentada relevância social.

A pesquisa envolveu mais de 800.000 usuários do Facebook e cobriu mais de 125 campanhas de 70 marcas na rede social ao longo de seis meses. A pergunta Qual o valor de um fã no facebook? é ser respondida através de duas medidas:

1. Quantas pessoas são atingidas pelas exibições dos anúncios?

2. Quanto isso mudou efetivamente atitudes e comportamentos?

Foram consideradas as impressões de anúncios simples, impressões de anúncios endossadas por amigos (ambas pagas, exibidas na lateral do Facebook) e os resultados orgânicos (impressões nos feeds); e mensurados três aspectos: lembrança do anúncio, lembrança da marca e intenções de compra. Os resultados são significativos.

Nass impressões de anúncios simples, a lembrança do anúncio é 10% maior, além de um aumento de 4% de lembrança da marca e 2% a mais de intenções de compra. Quando endossados por amigos (“Fulano curte tal página”), obtivemos 16% de lembrança de visualização do anúncio, 8% de lembrança de marca e expressivos 8% de intenções de compra. Nos resultados orgânicos, são 30% de lembrança dos anúncios, 13% de valor de marca e 8% de intenções de compra.

Na ponta do lápis, a pesquisa comprova que vale a pena utilizar os anúncios pagos no Facebook, mas não podemos esquecer que o conteúdo precisa de qualidade. Afinal podemos pagar por um maior alcance, mas as impressões orgânicas é que são as mais eficientes. E estas não se compram, se conquistam.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *