Bel Pesce não é o problema

Na última semana, a internet ficou em polvorosa com a notícia de que Bel Pesce, referência em empreendedorismo, Zé Soares, do blog “Do Pão ao Caviar”, e o vencedor do MasterChef Leo Young, montaram um crowdfunding pra abrir uma hamburgueria gourmet/premium/disruptiva, buscando 150 mil reais e oferecendo aos colaboradores desde simples chaveiros até companhia em uma viagem. Tem um bom resumo ironizando a história aqui.

Na sequência, um verdadeiro levante de blogueiros, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas esmiuçou a vida de Bel Pesce da maneira que o jornalismo deveria ter feito há muito tempo e as mais duras críticas foram feitas a ela e ao projeto.

O problema é que Bel Pesce não é o problema.

O problema aqui é todo um vício de mercado. Bel Pesce não se tornou referência em empreendedorismo sozinha. Ela contou uma história, começou a se vender e o mercado comprou. Eu chamo isso de máquina de fumaça: um site bem construído, uns ebooks pra download, meia dúzia de posts no Medium e no Linkedin, logo começam as palestras e assim fabricamos mais um especialista de palco.

Bel Pesce não é a única nem a primeira que roda o país palestrando sobre como fazer algo que ela nunca fez. Eu poderia fazer uma lista de nomes reconhecidos por nada além de se dizerem referência, nenhum case nas costas, mas estou tentando ser um adulto melhor e vou jogar fora essa oportunidade maravilhosa de fazer fofoca.

O mercado de empreendedorismo e tecnologia é sim um templo de inovações, cuja atualização é necessária, agressiva e urgente. Mas esse mercado é mais sedento de informações e nomes de renome do que consegue produzir. Parece algo quase messiânico, de repente aparece a pessoa que é a referência foda, que tem a resposta perfeita pro seu negócio, pro marketing, pra você ficar rico. E além de messiânico, é um passe de mágica, uma coisa fácil, um pulo do gato que só você não tinha visto, porque olha, é infalível. Pra funcionar você só precisa comprar meu livro, assistir minha palestra, comprar meu curso e pronto!

Esta semana Bel Pesce é o cordeiro a ser imolado, vai ser massacrada por mais alguns dias. Amanhã 32 novos especialistas apresentarão o estudo de caso dos erros de Bel Pesce. Mês que vem ninguém lembra dela. Em 2017 Bel Pesce lança um negócio low profile e fatura bilhões. Em um ano, é a nova celebridade do empreendedorismo brasileiro. Todos dirão que estavam certos desde sempre.

O mercado vai continuar viciado na máquina de fumaça. Pra sempre.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+

Post Author: Lomyne

Eu sou uma ideia abstrata de mim mesma, vivendo para o meu trabalho e insistindo em acreditar que algum dia eu vou conseguir escrever o tanto que penso.

4 thoughts on “Bel Pesce não é o problema

    Leonardo

    (30/08/2016 - 11:36)

    Você conhece um Bel Pesce mais low profile chamado Luis Candreva? Ele é igualzinho a ela.. com a única diferença q tem menos notoriedade.. mas é figurinha carimbada nas feiras de startups etc

      Lomyne

      (30/08/2016 - 13:03)

      Não conheço não, acompanho mais de perto a turma do marketing mesmo, que é mais ou menos a mesma galera. Independente do renome, fico passada com essa mania de aceitar receita de sucesso de pessoas que não fizeram sucesso seguindo a própria receita.

    V8

    (19/09/2016 - 19:24)

    Lomyne,

    Olha a justificativa que ela deu – https://www.youtube.com/watch?v=8PNQLX2GmJM
    Observe o título do vídeo: o que ela fazia era realmente atuar.

    Dá para tirar diversas conclusões…

    Seu texto é BRILHANTE. Especialmente este trecho:

    O mercado de empreendedorismo e tecnologia é sim um templo de inovações, cuja atualização é necessária, agressiva e urgente. Mas esse mercado é mais sedento de informações e nomes de renome do que consegue produzir. Parece algo quase messiânico, de repente aparece a pessoa que é a referência foda, que tem a resposta perfeita pro seu negócio, pro marketing, pra você ficar rico. E além de messiânico, é um passe de mágica, uma coisa fácil, um pulo do gato que só você não tinha visto, porque olha, é infalível.

    Bjs!

      Lomyne

      (14/10/2016 - 13:24)

      Oi, Enzo, obrigada! Sabe, depois da cagada ela postou, escreveu, fez vídeo, tudo só soou errado, só ficou pior. Não há nada que ela consiga dizer que conserte isso e quanto mais fala pior fica, porque nada vai parecer autêntico.

Comments are closed.