Estamos vivenciando uma explosão de profissionais de mídia online. A demanda de mercado abre centenas de vagas diariamente. A pressa de fechar um negócio, a vontade de atender cada vez mais e talvez até o oportunismo criam riscos perigosos.
Uma questão que tem se tornado evidente é um relativo sucateamento do mercado, justamente cedo demais. O mercado tem feito promessas grandiosas a custos muito baixos e estamos experimentando uma luta desleal entre profissionais. Formações acadêmicas e amplas experiências disputam de igual para igual com novatos ansiosos – por vezes despreparados – cen5tavo a centavo. Como uma feira, leva o de menor preço.
Mais importante do que procurar os culpados, precisamos definir: onde queremos ir com isso? Crescemos tanto, ampliamos tanto, criamos tanto e na prática estamos obtendo menos.
Será que não estamos nos empolgando demais com as inovações e esquecendo o lado prático da vida? Será que depois não iremos pagar caro demais pela nossa empolgação? Podemos conquistar muito mais, merecemos muito mais. Porque nem sempre buscamos?
Deixe um comentário