Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Dá a patinha

Eu sou obediente igual um cachorrinho. Eu sento, deito, rolo, finjo de morta, dou a patinha e faço idiotices sob comando de quem nem é tão legal assim. Enfim, foi o senhor inútil Junior me colocar num meme. E eu, muito obediente, vou fazer, mas dispenso as calouras de filosofia da USP.

Tarefa: elencar 5 livros, 4 bons e um não tão bom assim (que porra de conceito é esse?), tecer comentários sobre e depois indicar mais cinco pessoas pra fazerem.

Elogio da Loucura, Erasmo de Rotterdam
Meu livro de cabeceira, narrado em primeira pessoa, por uma Loucura personificada, obviamente como mulher, visto que a Loucura é mais interente às damas do que aos cavalheiros. Como se fosse uma palestra, a Loucura conversa com sua platéia e apresenta-se como responsável por tudo e argumenta claramente de forma que ao fechar o livro você concorda com cada palavra

As aventuras do Capitão Alatriste – Arturo Pérez Reverte
Um dos autores que mais amo, a série de livros do Capitão Alatriste tem seis livros, dos quais só dois foram publicados no Brasil até agora. Trata-se de um anti-herói, quase a figura física de Dom Quixote, dotado de mais cicatrizes e rancores e menos loucura. Capa e espada de uma Espanha deliciosa. Além do mais, o único livro até hoje em que li a expressão “não fodais!” e com a qual ri alguns minutos.

Crime e Castigo, Dostoiéviski
Clássico. É, e daí? Dizem que é chato, dizem que é empoado, dizem um monte de coisas, mas ainda considero de tirar o chapéu a maneira como é escrito. E recomendação básica: se for para ler, procure o exemplar da Editora 34, pois é a única versão disponível traduzida diretamente do russo, sem aquelas avacalhadas do francês.

Cassandra, Christa Wolf
Em meio à um clássico grego, Cassandra foi engolida pela história, quase excluída da Guerra de Tróia. Filha de Príamo, a profetisa troiana sempre alertou sobre os perigos de uma guerra vazia, mas uma praga se Apolo recaiu sobre ela, a de que ninguém acreditaria em suas profecias. O livro apresenta Cassandra lembrando-se de toda a guerra, desde seus motivos iniciais, nos dias finais da Guerra, depois que Tróia caiu. É romance puro e perfeito.

Assim falou Zaratustra, Nietzsche (o não tão bom)
Amo Nietzsche (sei escrever o nome dele sem colar do google), até gosto de uma ou outra frase do livro. Mas não considero este seu melhor livro. Não gosto. Li porque sou papa-letras. E quem vier me dizer aqui a bendita frase “Deus está morto” eu já aviso: vai ler Nietzsche direito, mané, porque esta frase é da Gaia Ciência, não do Zaratustra.

As vítimas para a mesma brincadeira: Charles, Engels, Thi, Moacir e Muzika.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

10 respostas para “Dá a patinha”

  1. Avatar de Junior

    Boa menina, boa menina. Agora coloca a calcinha na cabeça e…

  2. Avatar de Lomyne

    vai se foder, junior.

  3. Avatar de moacircaetano

    hehehe!!!!!
    Da sua lista, só li o Crime e Castigo.
    Vou ser obediente e fazer uma listinha tb.
    Beijo!

  4. Avatar de muzika/tilda

    uau, lomyne!!! minha estante tá cheia…
    …de poeira.
    mas vou tentar.
    hehehe
    bjos

  5. Avatar de charles c

    Tá anotado. 🙂

  6. Avatar de Godan

    Ei!!

    Dá um jeito nesses pop-ups.

    >< procura no fonte algo como window.open Bjo
    P.S.: Continuo te lendo =D

  7. Avatar de Thiago

    Não li nenhum desses teus… Posso me abster dos comentários?
    -> O dia do chacal (F. Forsyth);
    -> Senhor dos Anéis (Tolkien);
    -> Travessuras da menina má (Llosa);
    -> 1984 (George Orwell).
    Livro não tão bom…?! Que tal os Harry Potter, que eu continuo lendo, mas não são lá essas coisas…?!
    hahah… como pode ver, gosto dos best sellers enfadonhos… 😉
    bjo!!

  8. Avatar de Lomyne

    Godan, queridinho, me respeita que tenho anos de prática com blog e como webdesigner. Não dá para tirar os pop-ups porque eles simplesmente não existem no código. Tem alguma sugestão?

  9. Avatar de tilda

    missão realizada. agora visita lá pra ver!

  10. […] seleção de clássicos é absolutamente incomum. Se eu pudesse indicar leituras obrigatórias, além das que mencionei outro dia, eu diria que deve-se ler (os links são de sebos): Toda Mafalda, QuinoO urgente não deixa tempo […]