Em entrevista à Folha de São Paulo, Cory Doctorow, editor do blog mais popular do mundo, falou sobre a liberdade que temos na internet e que perdemos gradativamente. Você acha o cara doido de dizer que estamos perdendo a liberdade na web? Então me explica porque eu não posso repetir aqui o primeiro parágrafo da reportagem, que é muito bom.
Simples, porque o UOL é um feudo pior que o bairro do Leblon. Não que me faça qualquer falta ler a Veja, já bem disse a Rosana Hermann, indispensável é ler o TDUD todo dia e não a Veja. Mas a Folha tem uma matéria interessante por mês que só se pode ler lá. Tá ok, eu sou uma pessoa bem relacionada, arranjo um login do UOL em 15 segundos quando preciso, mas porra, para que privatizar informação?
Tem razão o Doctorow, como nossa liberdade na web é retirada aos pouquinhos, a gente cede e nem nota. Será que vai realmente chegar o dia em que vamos todos passar por um processo idiota como o que a Alê Félix encarou por causa da Amarula? Para quem não é daquele tempo, meu resmungo homérico tá aqui. Dizem as lendas urbanas de internet que tramita no congresso uma lei para proibir compartilhamento de arquivos. É, pois é, esquece e-mule, torrent, mp3 player. Como eu disse, lenda urbana.
Ou nem tanto assim, segundo a idéia explorada pelo Doctorow em seu livro “Little Brother”. A história é a seguinte: uma internet super controladora é hackeada por adolescentes usando X-Box que não podem ser rastreados. Ficção das boas, se querem saber o que eu acho, antes mesmo de ler. E se formos pensar em teoria conspiratória avançada, quem é que consegue hoje se esconder do BigBrother pós-moderno? Prestenção, a referência é Orwell, não reality show, mané.
p.s.: eu faço uma idéia de que este post está uma zona, desculpem. É referência demais em tão poucas linhas… Qualquer coisa pergunta que eu respondo.
Deixe um comentário