Foi no dia 30 de novembro. Já faz um tempinho, eu sei, mas tempo é uma questão de prioridade e eu não vivo disso, então o blog não tem tanta prioridade. Mas vamos ao Fórum de Marketing. Palestrantes internacionais e altamente reconhecidos: Rudolph Giuliani, António Câmara e Miguel Remédio (da portuguesa Ydreams) e Simon Clift (bigboss do marketing mundial da Unilever); além dos brasileiros Guilherme Cunha Pereira (VP executivo da RPC) e Fernando Henrique Cardoso.
A maior lição que fica do evento é a coerência do tema das palestras: todos falaram de liderança, direcionada ao papel de cada um, não como conceito de chefes ou grandes empresas, mas da diferença que podemos fazer estando sempre um passo à frente. Nas palavras do Rudolph Giuliani, a boa liderança é resultado de cinco atividades: ler (se inforrmar), prestar atenção (nas notícias e nas pessoas), escrever (para propagar o que sabemos), debater (trocar ideias) e pensar (muito e com cuidado). E se você é ou quer ser um líder, nunca seja pessimista. As pessoas seguem quem traz soluções, não problemas. Nas palavras do Fernando Henrique Cardoso, ser um líder, diz respeito a ter pulso forte e a tomar as decisões necessárias e convencê-las de que está certo. A credibilidade, a confiança das pessoas são frutos da liderança.
Confesso que fiquei decepcionada com a palestra do Guilherme Cunha Pereira e com os caras da YDreams, eu esperava muito mais. Os portugueses se restringiram a mostrar umas gracinhas tecnológicas que o Youtube já propagou faz tempo e o Guilherme se propôs a defender as mídias tradicionais – ainda assim sem muito empenho. Foi um daqueles eventos que a gente vai, mas dói no bolso por acrescentar quase nada a esta mera assistente de marketing.
Deixe um comentário