Fabricantes e revendedores disputam o espaço na internet de igual para igual, seja com foco nas informações sobre os produtos, seja com foco no e-commerce.
Quando falamos de grandes marcas que não possuem sua própria loja virtual, a disputa pelo segmento de mercado fica acirrada, desde a batalha pela primeira posição no Google (SEO), a compra de links patrocinados e diversas outras formas de publicidade na internet. E é claro, as maiores fatias ficam com os maiores anunciantes, que conseguem melhores negociações com fornecedores e melhores condições aos clientes.
Mas essa política de foco no varejo é válida até que ponto? Porque não construir valor de marca, mesmo que seja com foco no varejo?
Vejamos o case da Via Inox, a maior revendedora de produtos Tramontina na internet: o padrão de atendimento que reflete os valores do fabricante, o posicionamento da loja, com a linha completa de produtos Tramontina; tornou-se referência e construiu o valor de sua própria marca, sem utilizar de anúncios offline.
A curto prazo, o foco no varejo traz acessos e vendas, mas este cliente não é fiel. Quando construimos valor de marca, fidelizamos o cliente a longo prazo. Nosso esforço de mídia diminui com o tempo e nosso valor agregado aumenta. Assim surgem as grandes empresas, com planejamento a longo prazo e execução cuidadosa. Ou melhor, assim surgem as grandes marcas.
Deixe um comentário