Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Vida de Marketing Online

Não precisa muito esforço. É só pegar um artigo recente sobre profissões em alta ou com futuro promissor – não importa se é sobre demanda de contratação, bons salários ou vagas abertas. Marketing online vai estar na lista de alguma maneira.

Por tudo que li nesse sentido, posso dizer que rola uma certa glamourização, uma promessa maior do que a realidade pode oferecer. Há uma crença cada vez maior de que trabalhar com isso é uma parada mágica, sabe? Você escolhe trabalhar com marketing online e plim! você é um coordenador(a) com um salário de R$ 10 mil. Sem querer estragar a empolgação, salário de coordenador pagando 10 mil é coisa que só acontece em São Paulo e/ou em alguma empresa específica. A média de mercado não é isso aê.

Hoje eu estou muito bem profissionalmente, mas levei muito tempo pra chegar até aqui. Existe uma mentalidade muito forte das expectativas da Ana, além da noção de que se você faz o que gosta vai ganhar bem. Como diz a minha mãe, não é assim que a banda toca.

Marketing online é um mercado de trabalho extremamente novo e não faz muito tempo que as empresas entenderam que é rentável, então a demanda de profissionais explode. Só que o mercado precisa de profissionais prontos, que entreguem resultado de qualidade cada vez melhor. Não é o cara que acabou de fazer um cursinho de 8 horas sobre AdWords e 8 sobre Social Media.

um bom poema
leva anos
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você,
caminhando junto

Parafraseando Leminski, depois do curso tem muita coisa pra ser aprendida, a maior parte do aprendizado é enquanto trabalha e isso só acontece com o tempo. O lugar de trabalho bacana existe, o salário massa tá aí, mas não é da noite pro dia.

Então olha, tá a fim de chegar a algum lugar na vida? Escolha o que tá a fim de fazer, aprenda, trabalhe, mas saiba que você precisa de tempo e esforço dedicado naquilo pra obter resultado. E com isso, quando você chegar lá, o cenário pode ser outro. Enquanto você estava estudando e trabalhando nisso, outras pessoas também estavam. E aí a concorrência de mercado aumentou, a demanda já está sendo absorvida e no final do dia o que vai fazer a diferença é o quanto você trabalhou.

Às vezes, acontecem exceções, um cara de menos de 30 anos de repente tá na lista da Forbes por conta de uma super ideia, tipo o Zuckerberg. Só que nenhum deles chegou lá sem muito trabalho, sem se esforçar.

Definitivamente, o mercado de trabalho precisa parar de acreditar na Cinderela.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *