Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Realidade

Saí de onde estava trabalhando (de novo) e há cerca de dez dias estou em campanha eleitoral. Antes que alguém pergunte, eu não estou ganhando nada por isso, sou voluntária. São quatro horas por dia, caminhando, batendo de porta em porta e conversando com as pessoas. Nestes últimos dias visitamos bairros de baixa renda e alguns que certamente seriam classificados como abaixo da linha de pobreza. E o fato é que isso mexe com a gente.

Todo mundo conhece alguém que vem falar sobre as necessidades dos pobres, cotas estudantis, inclusão digital, incentivo cultural. Quando algum amigo começa com esse discurso marginalizado clichê, eu já corto e emendo: somos classe média alta, somos burgueses, não venha me falar de problemas que você não conhece. Porque considero que estamos tão distantes dessa realidade que não conseguimos entender ou nos posicionar a favor ou contra. Mas com essas andanças tenho visto outra realidade, que ainda estou tentando digerir e quem sabe escrever ajude.

Esqueçam todo o discurso teórico, o que eu vejo a cada dia é bem diferente. Não adianta pensar em melhorias como inclusão digital, quando estamos falando de uma casa cujo morador sequer tem luz. Há inúmeros exemplos: ontem falei com um senhor pela rua que precisa arrancar os dentes e colocar dentadura, mas não consegue; uma mulher indignada cujo pai precisava de exames e quando ligaram para agendar a consulta era dia de missa de sétimo dia; algumas pessoas realmente marginalizadas, vivendo ao lado de córregos de esgoto; realidade nua e crua.

Vi também maravilhas do ser humano, como uma menina, que mora numa região sofrida, mas sua preocupação não é com sua casa. Chamou-nos porque sente falta de segurança, veio contar que um grupo de ladrões conhecidos no bairro está rondando um pequeno comércio, porque no momento só há uma grávida cuidando de estabelecimento.

Em contra-partida, vejo também os negociantes de votos; até o momento já ouvi pedidos bizarros, como aquele que diz que vota se ganhar uma cesta básica, vota naquele que construir seu muro, vota em quem lhe pagar água e luz, vota em quem lhe paga gasolina, pede cem reais pelo voto. Não, não estamos pagando nada disso. Não é nisso que eu acredito, não é nas conquistas nos indivíduos, acredito nos benefícios que atendem a todos. Pessoalmente, me pergunto quantas contas de água e luz, quantos litros de gasolina ou quantos cem reais uma pessoa pode ganhar se os candidatos resolverem atender. E mais ainda, me pergunto em quem esse vendedor de voto vai votar realmente.

Até agora, só sei que tenho aprendido mais sobre as dificuldades do que em qualquer discurso, debate ou documentário. Porque estou diante da realidade. E se várias vezes eu disse aos meus amigos que só faria minhas apostas eleitorais depois de conversasse com o povo, hoje eu sei que estava certa, hoje eu enxergo bem melhor do que há duas semanas.

p.s.: creio não ser preciso, mas lá vai a informação: não estou trabalhando pela reeleição do prefeito atual, porque se estivesse não estaria me sentindo nada bem. E este não é um post político, é um post diarinho.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

19 respostas para “Realidade”

  1. Avatar de Maldita Futebol Clube

    Cara, cheguei aqui pela Paulinha. E adorei seu blog. Agora fazer política 0800 é fogo… parabéns pra vc mesmo…rs virarei freguês…beijão

  2. Avatar de Maldita Futebol Clube

    E mais, a realidade da rua é nua e crua e agente aprende muitop com isso, a verdade é élimpida e se descobre no dia-a-dia, no contato, coisa que muitos politicos só fazem qd o eleitor vai ao seu gabinete!

  3. Avatar de [Emerson Santos]

    Sobre o valor de mil reais comentado no blog da nossa amiga Paula, eu não sei quais são as cláusulas desse acordo…hehee
    **
    Ah você tá me devendo um layout!hehehee
    BJs!

  4. Avatar de Iúna

    é amiga, é sobre isso que pesquiso, minha dissertação é sobre as mazelas das cidades e os instrumentos existentes para reduzí-las, mas sabe, descobri com Smolka na teoria, e agora na prática com vc (na sua prática), que a solução nao é dar a esse ou a aquele grupo desfavorecido as coisas que consideramos essenciais, eles precisam ser ouvidos para extraír deles suas verdadeiras necessidades.
    Parabéns pelo trabalho.

  5. Avatar de Andarilho

    E o aluguel no fim do mês, como fica?

  6. Avatar de Rui Carlo

    Menina, senti uma mudança ENORME nas tuas palavras… caramba, tua dissertação veio sem aquela “rabujice” que vc gosta de por em seus textos…
    Moro no interior do CE há quase 20 anos, passeio muito pela periferia, gosto de andar naqueles rincões beeeeemmm distantes mesmo e lhe digo que a gente vê coisas que assustariam Alan Poe ou Steve King.
    É nojentissimo ver como a maior parte dos políticos não tá nem aí, nem se condói com

  7. Avatar de Lilian Devlin

    Caramba, eu gostaria de ainda ter um tiquinho de fé nos nossos políticos ou candidatos a, como vc está tendo. Faz tempo que eu voto nulo( ou Lulo, como entendia o meu filho, já que o candidato na época era o Lula), totalmente descrente que algo vá realmente mudar.
    Mas parabéns pelo trabalho e pela sua crença. Deve ser um candidato muito íntegro para merecer seu esforço.

  8. Avatar de Lomyne

    Olha, Lílian, tem gente que não acha, mas é um candidato em que eu acredito, a mim isso basta. Afinal, em ano eleitorial muita gente diz muita coisa para “ajudar” na disputa…

  9. Avatar de Ingrith

    Lomyne, a gente vive outra realidade mesmo… chega a doer no coração cada situação dessas, em que uma garotinha precisa apenas de segurança, pq existe uma grávida na rua e que nem parente dela deve ser… do outro lá, algumas pessoas em estado total de míseria que se vente por um litro de leite…

  10. Avatar de Talita Corrêa

    Sem duvidas esse é um excelente trabalho. Parabéns!

    Saudades daqui.

    Bjs

  11. Avatar de Paula

    Lomyne, realmente vivemos outra realidade. A pessoa que trabalha aqui em casa (há 12 anos!) toda época de eleição me faz várias perguntas, mas eu vejo que a coisa não evolui e ela nem está abaixo da linha da pobreza! Eu sempre digo brincando, mas acredito que é a ignorância um dos principais fatores que prejudicam o nosso desenvolvimento!
    beijão

  12. Avatar de Mari

    Acreditar é isso, saber se doar, é clichê dizer que o voto é a arma do povo, mas é a realidade, sendo bem usada, faz muito bem sim!!! Parabéns pela iniciativa de apoiar seu candidato de forma tão sincera e correta. Beijooo

  13. Avatar de drika

    é um assunto tão complexo que não cabe em alguns caracteres.
    mas é bom ter fé num candidato. eu queria ter um em quem acreditasse assim. de verdade.

  14. Avatar de instantes e momentos

    Política não….
    Me amarro no teu blog, mas política!
    não jogue politica no teu “diarinho”
    Tenha um belissimo dia.
    Maurizio

  15. Avatar de instantes e momentos

    …e alem de tudo, como fala minha secretária.
    Voluntário? eu? é ruim hem….!
    Maurizio

  16. Avatar de BRUNO LEONARDO

    Oi,linda
    Tava sumida mesmo!!!Mas,tá explicado…tá fazendo Campanha??De graça,Lomyne?Conta outra….pode até ser que o pagamento não saia agora,mas se o candidato ganhar….quem sabe…aí vc vai parar no trabalho…rsrs
    Vai,fundo,menina..a hora é essa!

    bjs

  17. Avatar de Jôji

    Ah, eu vendo meu voto por 50 reais.
    Mas não voto em quem comprou o voto claro.
    É Fácil, além de lucrar, ainda tiro 1 da lista de possíveis votos.

    Mas é realmente difícil conviver com a realidade.
    Por isso faço como a maioria, finjo que não vejo.

  18. Avatar de Edson Bezerra

    A realidade é triste mesmo.

    E eu perdi completamente a esperança em achar candidatos realmente preocupados com isso.

    Espero que o seu seja realmente sincero e preocupado com o povo.

    Beijão

  19. Avatar de Marcelo

    Vi tudo isso quando trabalhei no IBGE em 1991. Cinehcia miséria já que trabalhava na zona rural do meu município.
    Aprendi que o discursozinho de inclusão, cotas, esquerdista é coisa de playboyzinho metido a intelectual que nunca viu a merda que essa gente vive de perto.
    Fico feliz que você esteja vendo de perto o que eu já vi… dói, dói a nossa impotência diante de tanta dor… E dói o descaso diante de quem se cala podendo fazer algo para ajudar.
    Isso me deprime e apesar do tempo, meu coração ainda não acostumou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *