Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Um circo, realmente um circo!

Há aproximadamente cinco meses, um blog nasceu aqui na minha pequena província, nesta cidadezinha em que vivo e que tanto amo. Um blog qu já nasceu pra ser buxixo, já que seu propósito é ser um olho crítico de nossa imprensa local, daquela que é vendida aos políticos – leia-se poder público – e que, pelos meus critérios, é mal escrita, mal informada e mal falada. O blog está ali do lado desde que soube dele, o Circo da Imprensa.

São três da manhã, acabei de chegar do niver de um amigo e o acaso me levou a conversar hoje com duas das pessoas que fazem o blog. A conversa me trouxe notícias medíocres, deprimentes, pútreas. E eu quis postar isso antes que uma noite de sono acabasse com minha indignação.

Ocorre que os jornais analisados, cujos erros de português e parca qualidade jornalística expostos a cada edição são destacados pelo Circo, estão se ofendendo. Só que a maneira como reagem é lamentável. Uma das pessoas desse blog me contava os percalços que mais do que criticar, só fazem ofender: os autores do Circo da Imprensa estão sendo ofendidos pessoalmente, são ameaçados com processos judiciais e através de ligações telefônicas, inclusive ameaças físicas.

Como blogueira, me resta contar aqui essa mediocridade. Como profissional de comunicação, me envergonho por saber que estas pessoas tiveram formação semelhante à minha (ainda bem que publicidade e jornalismo se separam depois de um ano de curso). Como araucariense, me consola saber que os anos que passei fora daqui foram suficientes para que eu não concorde com a maioria dessa cidade. Como cidadã, eu só quero acrescentar meus sinceros agradecimentos aos quatro cavalheiros do Apocalipse responsáveis pelo Circo da Imprensa, que amargam períodos difíceis pela simples razão de que estão despertos, são críticos e reagem à nossa medíocre mídia local.

É uma pena que os blogs ainda não tenham a real noção de seu poder. Mas aqui na minha cidadezinha, em Araucária, existe um blog que faz a diferença. Quem sabe um dia todos nós blogueiros possamos fazer.

p.s.: ah, como blogueira viciada e dependente, eu quero agradecer a estes gentis blogueiros por suas sutilezas: me agradeceram pelo link – não é necessário, estão linkados por mérito, tenham certeza – e se desculparam por não me linkar, apesar de me ler – por isso agradeço mais ainda, não preciso de um link, meu troféu é saber que tenho um casal de leitores.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

13 respostas para “Um circo, realmente um circo!”

  1. Avatar de instantes e momentos

    Isso, gosto muito do modo que voce joga o que pensa para cima. Se mostra, não tem medo de falar, de dizer.
    Parabens pelo post.
    Tenha um belo domingo.
    Maurizio

  2. Avatar de Paula

    Lomyne, não sei se é do conhecimento dos outros estados da federação, mas a imprensa mineira é toda, absolutamente toda favorável ao nosso governador… Estranho, não é? Notícias ruins sobre o governo ou sobre ele não são publicadas. Tudo isso porque ele detém o poder de grandes anúncios nos jornais locais… às vezes tenho a impressão de que ainda vivemos como nos tempos do coronelismo, do Brasíl província…

  3. Avatar de Iúna

    Aqui não é muito diferente, inclusive a maior rede de comunicação era do melhor amigo de caras que se perpetuam no poder, enquanto outra rede é de um laranja do ex eterno governador/prefeito (alternava).
    Quanto a imprensa nacional, eu tomei nojo de uma revista (veja) pelas matérias extremamente tendenciosas, desde que assumiu um presidente petista.
    não sou petista, mas abomino que a imprensa substime minha inteligencia. ah! falei demais.
    que chata. vou rir para quebrar a chatice uahuahuauahauhauhauhau

  4. Avatar de Débora

    Oi,querida amiga

    Saudadessss mil!

    Pois �…isso � porque acabou a ditadura e estamos em plena democracia,hein!!
    Ah,por falar em link,gostaria de me ver ali do ladinho direito..hauhauhauah

    beijos,amada

  5. Avatar de ninguemsabe

    olha… num entendi o despeito com os jornalistas… ahuihahaihaia… fiz um ano dessa porcaria e foi exatamente por essas que larguei tudo!!!!
    boa semana
    beijo

  6. Avatar de Marcelo

    Acho que as pessoas ainda não se deram conta de que a abrangência de um blogue vai além de um jornal. E os mecanismos de censura são mais ineficientes. Estamos vendo o surgimento de um mecanismo de alto poder de persuasão.
    É legal ver que em algumas cidades está força já se faz presente…
    legal mesmo.

  7. Avatar de Jôji

    Ah, Existem pessoas que não nasceram para suas profissões.
    Jornalistas idiotas ¬¬

  8. Avatar de Rui Carlo

    Meu bem, estive ausente… mas sempre volto quando encontro garrafas para ler e repassar pra outros sedentos de boa leitura…
    Pô, esses merdas da imprensa têm que saber que se publicam jornais já deram a cara-à-tapa, porque o jornal passa a ser veículo público e disposto a receber críticas… o que eles deveriam fazer mesmo era cuidar que suas notícias sejam verídicas, que sua linguagem seja enxuta, clara e correta, que seu Português seja limpo e bem escrito… parabens aos Cavalheirissimos do Circo e a você Lomyne que divulga estas jóias (não pérolas – para não fazer trocadilhois)
    Beijos e cheiros

  9. Avatar de Bonequinha de Luxo

    Lomyne

    Pois é…cabe a nós blogueiros fazer o que vc está fazendo:denunciar!!!
    Cambada de patifes!

    bjs

  10. Avatar de Jô Gadonski.

    Oi nega, tá boa?

    Então, hoje na hora do almoço eu lí o Circo…até então eu pensava que seriam somente erros gramaticais encontrados nas edições (coisa, INFELIZMENTE comum), mas fia…é uma questão que vai além da gramática.

    Falta de respeito com o leitor é o de menos…

    Beijo!

  11. Avatar de Jôji

    Lomyne, eu não quero pintar o cabelo de azul para “ter atitude”, essa é a opinião do meu pai.
    eu quero pintar o cabelo de azul pq eu sou doido para pintar o cabelo de azul.
    não por atitude, mas por achar bonito *=*
    então sim, eu tenho certeza de minhas razões, você só não entendeu direito a briga pai x filho. 😡

  12. Avatar de Bruno Guedes(Toupeira Profissional)

    Não li o Circo ainda, mas talvez algum dia desses — sério, eu acho que além de cifose tenho DDA ou amnésia, nunca me lembro de fazer as coisas.

    E há de se amar os anacrônicos. Ao invés de tentar superar as críticas e melhorar, eles só abaixam o próprio nível. Ah, céus…

  13. Avatar de Márcia Engel

    Que a imprensa tem qualidade duvidosa em cidades pequenas, eu já sabia por experiência própria. Mas esse negócio de perseguição é um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *