Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Falácias

Escrever é uma arte, dominar um idioma é muito mais do que saber a grafia correta das palavras. Podemos utilizar inúmeras formas para dizer a mesma coisa, mas isso é meramente uma questão de estética. Eu gostaria de ter guardado um texto do Jô Soares que saiu na revista Veja, sobre a arte de falar e não dizer nada, a lógica do texto era justamente a repetição de frases vazias, porém pomposas. Por exemplo:

1. Os processos gerenciados incorretamente afetam tanto as pessoas envolvidas quanto as mesmas são capazes de influenciá-los.

2. O gerenciamento incorreto dos processos são influenciados pelas pessoas e vice-versa.

3. As pessoas que interferem de maneira inadequada no gerenciamento dos processos são afetadas por eles proporcionalmente.

4. A gestão inadequada de processos afeta equipes envolvidas, assim como estas são influenciadas pelas decorrências.

As quatro frases dizem exatamente o mesmo, escolher entre elas é uma questão de estilo, não de escrever corretamente. E estilo é a identidade de quem escreve, o que pode virar um verdadeiro caos de discussões infundadas quando muitas pessoas se envolvem no processo de aprovação de um texto, já que cada um pode escolher uma opção diferente. Assim é a vida de qualquer redator profissional.

p.s.: falácias do discurso são justamente os termos que usamos para argumentar apoiados em diversas razões, mas sem valor lógico. saiba mais


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *