Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Entre a teoria e a prática

Outro dia eu vi uma notícia assim: Marketing Digital precisa de profissionais qualificados, Mercado em expansão gera demanda que não tem sido atendida (aqui). Entre outras coisas, a notícia fala de vagas com remunerações até R$ 17.000,00 que não são preenchidas. O argumento básico é a defasagem entre a demanda de mercado e a formação do profissional.

Ontem no Jornal da Globo uma reportagem sobre “Redes sociais ajudam empresas a criar empregos” falava do mesmo assunto e ainda comentou que a FAAP abriu um curso de mídias sociais por causa dessa demanda (aqui).

Acho um amontoado de absurdos. A verdade é que a mecânica de recrutamento está errada.

Por exemplo: uma empresa quer contratar um especialista em links patrocinados – formato mais básico de mídia na internet – e quer que esse profissional tenha larga experiência e formação nisso. Agora como solicitar um profissional com formação em um assunto que tem tão poucos anos e cujos especialistas são autodidatas?

As empresas contratam profissionais que aprendem com os autodidatas, mas não contratam os autodidatas. Isso é tolice. Ou melhor, insegurança de um mercado que não sabe confiar em nada além de um canudo. Porque não testar? Ora, é para isso que existe período de experiência.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *