Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Explorando o Google Analytics – Bounce Rate

Atualmente, o Google Analytics é a ferramenta de estatísticas de websites mais utilizada por profissionais. Sua abrangência, aliada ao fato de ser gratuito, popularizou o serviço. Os dados são tão amplos que análises primárias são reveladoras para gerar melhorias significativas. Ao longo do tempo, no entanto, os números se tornam estáveis e precisamos fazer análises mais profundos e isso requer maior conhecimento técnico. Algumas dicas podem ser extremamente valiosas para ampliar as análises, como estas que seguem:

Uma das informações mais relevantes fornecidas pelo Analytics e no entanto pouco explorado. Afinal, o que é e para que serve o tal Bounce Rate (ou Taxa de Rejeição)? A Taxa de Rejeição é o percentual de pessoas que acessaram o site e saíram sem ver nenhuma outra página, simples assim. Essa informação é extremamente valiosa, independente do tipo de site a que se refere.

A causa mais comum para altas taxas de rejeição é o fato de que a página acessada não é relevante para o usuário – seja porque a informação ou produto procurado não está na página, porque o design da página não favorece a localização das informações ou ainda porque a página tem problemas técnicos.

A análise da taxa de rejeição associada às fontes de tráfego fornece uma lista de relevância, independente da quantidade de acessos. Por exemplo: uma fonte de tráfego que traz 1.000 acessos com 60% de taxa de rejeição é menos relevante que uma fonte que envia 600 acessos com 20% de rejeição, pois este trouxe 480 acessos válidos, contra 400 daquele.

A taxa de rejeição é o principal termômetro da capacidade de fidelização de um site. Portais bem posicionados nos resultados orgânicos recebem muitos acessos, mas se o conteúdo não estiver de acordo com a busca do usuário, este acesso foi perdido. Para as lojas virtuais, a taxa de rejeição pode destacar os problemas de uma ação, como a diferença entre o que se anuncia e o que está sendo oferecido no site.

Há também casos em que a taxa de rejeição tende a ser maior: blogs costumam ter taxa de rejeição elevada, por conta de sua estrutura. Um leitor fiel pode acessar o blog, ler vários posts e sair sem ter clicado em nada, o que não significa que este leitor tenha saído insatisfeito. Por outro lado, se a fonte de tráfego é uma busca orgânica ou alguma indicação, estamos diante de um leitor que não encontrou o que procurava.

Importante: um blog que tenha apenas o início de cada postagem em sua página inicial precisa levar em consideração a taxa de rejeições, pois demonstra que seus leitores não estão lendo as postagens na íntegra. Neste caso, uma boa dica é melhorar os parágrafos iniciais.

São tantas as possibilidades do Google Analytics que vou fazer uma série de posts. Aguardem os próximos.


postou em

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *