Minha carreira profissional deu voltas e voltas, alguns degraus do caminho confesso que tive sorte, foram oportunidades em que dei passos maiores do que as pernas. Numa dessas que me tornei webdesigner, há sete anos, sem saber nada de html. Em uma segunda-feira de manhã, eu fui apresentada ao Dreamweaver, dois dias de treinamento básico e me largaram para enfrentar aquele programa oito horas por dia. Pergunta daqui, pergunta dali, dois anos depois o Dreamweaver se tornou meu melhor amigo, aproximou meu relacionamento com Photoshop (meu amor, devoção e caixa de brinquedos preferida) e foi nessa época que eu comecei a ter blog, que aliás sempre foi minha cobaia como webdesigner.
Fabricado pela Macromedia – que há alguns anos foi comprada pela Adobe -, o Dreamweaver era o programa mais foda de webdesign, acho que ainda é. Trabalhando como webdesigner, aprendi a dominar o dito cujo e aprendi também um gigantesco desapego aos softwares Microsoft, de tanto ter que limpar no Dreamweaver os códigos porcos criados pelo FrontPage, aquele programinha tosco que só serve para colocar WordArt na internet. Até do Paint eu gosto mais do que do Frontpage. Aliás, qualquer webdesigner diria que não existe nenhuma razão lógica para se usar o FrontPage. O Dreamweaver é muito melhor e sinceramente, se eu consegui aprender na porrada, qualquer um consegue.
Mas a vida, a vida é uma caixinha de surpresas! E cá estou eu, seis anos depois, enfrentando um desafio para o qual eu não estava preparada: editar, criar e brincar de webdesigner dentro do FrontPage. Por quê? Ah, fácil: porque uma licença de Dreamweaver custa uma grana e eu trabalho numa das três únicas empresas do país sem software pirata. Eu levei meia hora para colocar um link de e-mail em uma imagem! E só foi rápido assim porque fui editar direto no código… A comparação adequada é mais ou menos a seguinte: eu to acostumada a andar de lancha, com barco a motor; me disseram que eu tenho que pegar uma galera e comandar remadores surdos; sendo assim, preferi pegar uma jangada e remar eu mesma.
Alguém aí, por favor, pode me mandar um tutorial para esta merda? Ou me dar aulinhas pelo gtalk? Ou me comprar uma licença de Dreamweaver? São só 515 dólares… Troco um tutorial de FrontPage decente por um template lindo para o blog de quem me ajudar. Template feito em Dreamweaver, óbvio, porque em casa eu tenho…
Update/mensagem administrativa:
Eu tava indo, indo, indo de blog em blog, mas entreguei os pontos, sono maldito! Faltou gente, eu sei, sorry.
Deixe um comentário