Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Dandelion

Plano de vida

Essa semana tive 3 conversas parecidas, com pessoas além dos 30 anos. Tínhamos um plano de vida e ele foi pro espaço ao longo do caminho. Tem gente pra quem o plano desenhado funcionou, mas definitivamente não é a maioria.

O plano é meio parecido para todo mundo, quase igual o das plantas que a gente aprendeu no primário: nasce-cresce-reproduz-morre. Um pouco mais elaborado, um modelinho bem classe média (desculpe, é meu meio social):

  1. Nasce
  2. Cresce
  3. Faz uma faculdade
  4. Conquista um bom emprego ou abre um negócio de sucesso
  5. Casa e tem filhos
  6. Segue em linha reta até morrer

Muitos planos que eu conheço foram pro beleléu entre o 3 e o 5. Ao que me parece porque essas metas deveriam ser cumpridas antes dos 30 anos. Essas etapas não funcionaram pra maioria, porque né, isso não era bem um plano, era meique sonho, planejamento é outra coisa.

Tem gente que desistiu da primeira faculdade ou não teve grana pra concluir, foi levando a vida como dava. Tem mais um monte de gente que atrasou no sucesso profissional esperado, não chegamos no modelo yuppie de sucesso. E claro, tem uma quantidade obscena de gente que não achou o grande amor pra construir a família perfeita do comercial de margarina.

Na minha idade meus pais estavam com o plano todo completinho. Alguns percalços financeiros, mas o plano funcionou pra eles. Pra mim a faculdade deu certo, mas a estabilidade financeira e profissional chegou lá pelos 30 mesmo. O casamento só depois. Aliás, já estou no segundo e não tenho filhos.

E agora?

Pois então. Em essência, os planos da minha geração não fracassaram miseravelmente, só atrasaram. Apesar do atraso do plano, o amadurecimento chega pra todo mundo. E agora acontece que a gente enxerga que isso não era um plano.

Conheço muitos que olham para o mundo e pensam: é melhor não colocar mais um ser humano nissaê, não tá bom não. Conheço outros tantos que depois dos 30 anos decidiram recomeçar a carreira. À exceção dos herdeiros de empresas, não conheço ninguém que acredite na estabilidade do trabalho como acreditavam os mais velhos.

No fim do dia, acho que não queremos mais o plano. E sabe de uma coisa? Tá tudo bem. Somos adultos, as certezas dos nossos pais não nos servem, porque elas não existem mais.

Talvez você precise de um grande plano de vida, talvez não. De toda forma, acho melhor abandonar o plano que não era seu e tomar as suas decisões. A modernidade é liquida demais para sermos tão simplistas como outras gerações foram.

A coisa mais adulta que você pode fazer é fracassar naquilo que você acha importante.

(A Loja de Unicórnios, Netflix)

postou em

Isso deveria ser sobre

,

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *