Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Paladinos

Às vezes, acho que a política internacional parece uma valsa antiga: dois pra lá, dois pra cá, trocam os pares e vamos a rodopiar. Barack Obama liberou as viagens de cubanos residentes nos Estados Unidos para visitar seus familiares e enviar dinheiro ao país natal. Bueno, ha? Não é pouco, pelo que me lembro da história, nunca nenhum gesto de mínima gentileza foi feito nos quase 50 anos de embargo. Ao redor do mundo, jornalistas, cientistas políticos, sociólogos e cronistas batem palmas a este belo gesto – enquanto os pseudo-intelecuais dizem que é um absurdo, que Cuba não precisa dos Estados Unidos e blá-blá-blá.

Os especialistas comentam a atitude de Obama e seu mérito em prol da melhor negociação nas Américas, como se fôssemos todos iguais, unidos e superbrothers. Li em algum lugar que o presidente americano deverá comunicar que Cuba precisa se redemocratizar para melhorar a relação com a Casa Branca, ou qualquer frase parecida. Por quê? Com que moral? Não faz sentido querer desativar Guantanamo, mas não desativar porque não querem colocar esses “bandidos” dentro dos Estados Unidos. Ora, por que em Cuba pode? Não faz sentido deixar cubanos visitarem suas famílias, mas não estender a qualquer americano o direito de ir a Cuba. Não faz sentido não ter voo direto EUA-Cuba, sendo a distância de meros 150km. Não faz sentido porque os Estados Unidos da América não são paladinos da liberdade e da justiça. O fato de terem o poder para fazer algo não quer dizer que tenham o direito.

Por outro lado, Cuba é uma ideia poderosa, uma ideologia que vive muito mais naqueles que não a conhecem e nos sonhadores. Eu já falei de Cuba antes, sobre diferentes aspectos, em setembro de 2004 e de novo em abril do ano passado. Ou quem sabe não passe de uma ilhota no Caribe.


postou em

Isso deveria ser sobre

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

4 respostas para “Paladinos”

  1. Avatar de Paula

    Não sou especialista em política internacional, em política ou qualquer coisa que o valha. Mas, na minha opinião, Cuba é uma ditadura, mais charmosa, mais bonita, mais duradoura, mas uma ditadura.

    Todos os relatos que tenho da vida que os cubanos levam são de entristecer e desanimar. Quem acha fantástico é quem vive com o que se chama de liberdade de experssão, de ir e vir. Só uma pergunta: você conhece alguém que já quis morar em Cuba, trabalhar, estudar(não vale médico que quer ir pra lá conhecer a evolução da medicina)?

    beijos, flor

    p.s. não consegui abrir o link para os posts antigos… O blogger informou que a página não existe.

  2. Avatar de .daia.

    Mas esse foi só um gesto, ainda está longe de acontecer…
    Obama disse que primeiro quer que o país tome jeito e fique mais democrático…
    ha ha ha

    bjooooo

  3. Avatar de Diario da Fafi

    Oi linda.

    Dexei um presentinho pra vc lá no blog. Se não se importar, é só pegar e carregar…

    beijinhos

  4. Avatar de Yussef

    Acho que se descontarmos os “ôba-ôbas” protocolares de todo início de governo, não sobrará muito.
    Tu lembrou bem que a distância entre EUA e Cuba é pequena e não justifica não ter uma linha aérea.
    E esse momento “ôba-ôba” é propício a se implantar logo a linha.
    Mas, por enquanto, só houve o gesto citado.
    Por isso acho que ainda vai demorar muito uma eventual normalização de relações entre esses países.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *