Lomyne's in tha house

Já não sou mais tão jovem para ter tantas certezas.

Home Office

Home office

No final de 2017, eu saí do mercado de agências e passei a atender exclusivamente consultorias, trabalhando de home office. Quando converso com as pessoas sobre isso, ouço todo tipo de coisa e acho que algumas delas merecem ser comentadas.

Uhu, você trabalha a hora que quiser!

Quando escuto essa frase, tenho a impressão que as pessoas pensam em nunca mais acordar cedo. Isso é uma meia verdade. A flexibilidade de horários existe, mas não é a casa da mãe Joana. Claro que depende muito do que você faz, mas eu trabalho para empresas normais que funcionam em horário comercial. Isso significa que continuam existindo reuniões, prazos, calls, coisas que precisam ser cumpridas em horário comercial.

Eu escolhi, mesmo em home office, manter uma rotina de trabalho em horário normal. Não só por estes compromissos com outras pessoas, mas pela gestão saudável da minha própria vida. Começo a trabalhar entre 9 e 10h, paro entre 18 e 19h. Assim meu trabalho funciona bem e minha vida pessoal também. Às vezes apago uns incêndios fora desse horário, mas isso é característica do que eu faço e é bem ocasional.

Na prática, minha vida é igual a de antes, eu só não preciso me deslocar por uma hora pra chegar ao trabalho. São só alguns poucos metros.

Que massa, você não tem chefe!

Então, uma parte do “sonho” do home office é justamente a autonomia. Se você acha que home office é uma vida sem chefe, não recomendo nem mesmo você sonhar com essa vida. Eu tenho uma chefe: eu mesma. Eu sou mais dura comigo mesma do que com qualquer outro subordinado que já tive. Quando procrastino de dia, a culpa me assombra de noite.

Trabalhar em home office não é muito diferente de empreender. Todas as responsabilidades de um empreendedor estão lá, a única diferença é que você não gerencia mais ninguém, só uma pessoa. E se essa pessoa for ruim de comprometimento, a empresa inteira afunda rapidão.

Nossa, você pode trabalhar de pijama

Isso eu não vou mentir pra ninguém, trabalhar com a roupa que quiser é uma maravilha. Para desgosto da minha mãe, nunca é bem arrumada, é sempre ultra confortável. Mas pra contar um segredo do mercado de agências: não se iluda, na área de marketing digital, se não entra cliente no escritório, a galera trabalha com roupas bem à vontade. Zero inveja de empresas com dress code.

Aliás, que conste em ata: o melhor dress code corporativo do mundo tem somente duas palavras. Mary Barra é CEO da General Motors e definiu o dress code em duas palavras:

“Dress appropriately.”

Resumo da ópera

  • Se você não é bom trabalhando para os outros, jamais será trabalhando para si mesmo
  • Você pode se livrar do horário comercial, mas não das responsabilidades do trabalho
  • Se você não está feliz numa empresa, talvez o problema não seja o trabalho
  • Home office não é garantia de felicidade no trabalho, nada é

p.s.: ao pesquisar imagem para ilustrar esse post, até a página 5 só encontrei imagem de homem e/ou com Macbook. Aparentemente, eu tô toda errada: mulher, orgulhosamente usando Dell, desglamourizando a rotina. Por isso, se sobrar tempo, dá uma lida aqui.


postou em

Isso deveria ser sobre

,

e também sobre

Escritos de outros dias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *